Traremos, neste ‘Top10’, filmes de terror que você precisa assistir. São, em sua maioria, ótimos filmes que conseguem entregar ao espectador o básico exigido pelo gênero: a possibilidade de causar medo. Seja na criação de sua atmosfera ou da história, todos conseguem alcançar sucesso em suas investidas. Há a aparição também de filmes com uma qualidade menor, mas que, no entanto, conseguem se consolidar pelo seu peso histórico ou no quesito “trash” que sempre deve ser considerado no gênero. Confira a lista!

 

10º – Os Filhos do Medo (David Cronenberg, 1979)

A trama vai adentrar em uma investigação amadora realizada por Frank Carveth a um centro de reabilitação no qual a sua esposa está internada. Frank inicia a investigação após ser impedido de ver sua esposa e notar machucados nas costas de sua filha após uma visita da menina ao centro de reabilitação. A história ganha forma quando uma série de assassinatos cometidos por criaturas que aparentam ser crianças se inicia.

 

9º – O Homem nas Trevas (Fede Alvarez, 2016)

Na trama, temos um grupo de adolescentes que praticam roubos a determinadas residências com as mais variadas motivações. O ponto central da história acontece quando eles decidem invadir a casa de um veterano de guerra cego, com um passado recente marcado por uma tragédia. A decisão se mostra equivocada no segundo terço do filme, quando a aparente presa fácil se mostra uma verdadeira máquina. A casa se torna seu habitat natural e os adolescentes suas presas fáceis.

 

8º – O Cemitério Maldito (Mary Lambert, 1989)

Baseado na obra de Stephen King, a trama vai contar a história de um médico, Louis Creed, que escolhe se alocar em uma pequena cidade dos Estados Unidos para exercer sua profissão no interior de uma universidade local. Recém-chegado a cidade, Louis logo cria um laço de amizade com seu vizinho, um senhor de idade chamado Jud Crandall. Louis vive com sua esposa Rachel e seus dois filhos, Ellie e Gage. A trama não tarda a mostrar para o que veio e ganha força quando o gato da família é atropelado em uma estrada ao lado e Crandall acaba por revelar a Louis um segredo que viria a mudar toda a estrutura de sua família.

 

7º – A Noite dos Mortos-Vivos (George A. Romero, 1968)

A trama do filme vai nos trazer a história de um grupo de pessoas que se veem presas em uma casa de campo quando parte da população começa a se comportar de maneira estranha, atacando os outros e se tornando praticantes do canibalismo. O filme se concentrará, durante seus 96 minutos de duração, na luta dessas pessoas por se manterem vivas e entenderem o que está acontecendo com aquela parte da população.

 

6º – Sem Saída (James Watkins, 2008)

A trama conta a história de um casal que resolve aproveitar um fim de semana em um lago agradável, chamado ‘Eden Lake’. Os contornos do filme logo começam a ficar obscuros com a apresentação dos adolescentes residentes da cidade em que o lago se encontra. Um grupo de seis indivíduos que logo na cena de apresentação demonstram o perigo iminente que o casal virá a ser “contemplado”.

 

5º – Sede de Sangue (Chan-wook Park, 2009)

A trama vai contar a história de um padre que nutre em seu âmago um desejo inerente de fazer bem ao mundo. Após ficar sabendo de um experimento que poderia salvar várias vidas, se fosse bem-sucedido, o padre se inscreve nele sem pensar duas vezes, mesmo sabendo dos riscos. Após o experimento vir a falhar e o padre quase morrer, vindo a ser salvo por uma transfusão de sangue, ele acaba por desenvolver uma grande sensibilidade por via de seus sentidos, além da força descomunal. O único problema disso é que o homem logo passa a nutrir um desejo por sangue quase que incontrolável, vindo a sofrer severos problemas de pele se não saciar sua fome. O filme ganha forma quando o padre acaba por se envolver com uma mulher casada e tem que questionar todos os seus construtos sociais e morais de sua vida.

 

4º – O Lamento (Hong-jin Na, 2016)

O filme vai contar a história de Jong-Goo, um policial atrapalhado, que acaba por se envolver demais em uma investigação de estranhas mortes ocorridas no vilarejo em que reside. Um verdadeiro pandemônio se instala no lugar, fugindo completamente ao controle das autoridades e logo uma explicação surreal começa a rondar os habitantes do lugar. As misteriosas mortes são ligadas a um japonês que recentemente havia se mudado para o lugar. A trama ganha substância quando a família de Jong-Goo é acometida da aura maléfica que circunda o lugar e o policial passa a ter que correr contra o tempo para desvendar o mistério.

 

3º – Videodrome (David Cronenberg, 1983)

O filme vai nos contar a história de Max Renn, um produtor de uma pequena rede de televisão, que sempre procura colocar na programação de seu canal um conteúdo chamativo, principalmente focado no sexo, para atrair audiência. Em determinado momento, Max é informado sobre um programa que traz em sua essência um conteúdo sexual violento, guiado pelo aspecto “snuff”. Max fica completamente obcecado pela figura daquele programa, tentando descobrir sua origem e se aquele material era, de fato, verossímil. A trama do filme ganha força quando Max começa aos poucos a romper com a realidade a sua volta, iniciando um jogo de gato e rato com os produtores do programa.

 

2º – O Mistério de Candyman (Bernard Rose, 1992)

A história do filme se concentrará em uma grande lenda urbana acerca de um espírito maligno, intitulado de ‘Candyman’. Candyman, diz a lenda, assombra uma pequena comunidade carente, esquecida pelo mundo, onde no passado havia sofrido uma terrível vingança. Candyman é um homem negro, com um gancho no lugar de uma das mãos e coberto por abelhas. A trama do filme ganhará força quando duas estudantes decidem fazer um artigo para sua universidade sobre o famoso mito. Os problemas começam a aparecer quando uma das mulheres acaba ficando obcecada com seu artigo, disposta a ir até as últimas consequências atrás de respostas.

 

1º – A Hora do Espanto (Tom Holland, 1985)

O filme conta a história de Charley Brewster, um adolescente um tanto quanto paranoico, que adora assistir ao programa de Peter Vincent na televisão, um famoso pseudo caçador de vampiros. Em uma bela noite, tentando avançar sexualmente com sua nada menos estranha namorada Amy, Charley avista a chegada de seus novos vizinhos, o charmoso Jerry Dandrige e seu fiel companheiro Billy Cole, carregando o que aparentava ser um caixão. A partir deste momento, qualquer impulso sexual presente no adolescente desaparece, sua única preocupação agora é investigar sobre os residentes da casa ao lado. Concomitante a chegada dos vizinhos, uma série de assassinatos começam a acontecer na cidade. A trama então se concentra na dissolução desta investigação e nas implicações que a situação ocasiona no relacionamento de Charley com sua namorada e seus amigos.