Top10: Dez Filmes Para Conhecer o Cinema do Diretor Francês François Truffaut

Principal expoente da ‘Nouvelle vague’ ao lado de Jean-Luc GodardFrançois Truffaut adentra ao campo dos maiores cineastas da história do cinema francês. Dono de uma filmografia bastante extensa (mesmo tendo morrido com apenas 52 anos), Truffaut notabilizou-se por seus filmes sempre dinâmicos, explorando, de forma leve e cômica, os nuances do ser humano e seus comportamentos erráticos no mundo. Este ‘Top10’, traz dez filmes imprescindíveis para entender a síntese do cinema de Truffaut, servindo também como porta de entrada para as pessoas que ainda não conhecem esse grande nome da sétima arte.

 

10º – A Mulher do Lado (François Truffaut, 1981)

Um homem se vê envolto em um emaranhado de incongruências quando uma mulher com quem tivera um relacionamento intenso no passado se muda para a casa ao lado. Entregando uma atmosfera mais tradicional, sem ousar muito em nenhum momento, François Truffaut consegue obter êxito em sua proposta, nos apresentando um filme sobre a inexorabilidade que alguns fatores de nosso passado possuem no modo de ser do ser humano. Leia Nossa Crítica do Filme!

 

9º – Uma Jovem Tão Bela Como Eu (François Truffaut, 1972)

Contando a história de uma jovem com um comportamento completamente errático em relação ao seu meio social, ‘Uma Jovem Tão Bela Como Eu’ apresenta uma visão mais primitiva de ser humano, expondo este como uma esfera inconsequente e imensurável do mundo. Aqui, veremos Truffaut reger seus elementos mais tradicionais, lidando com lapsos temporais, a visão de personagens sem voz ativa na trama e a possibilidade de esmiuçarmos seres erráticos do aparato social.

 

8º – As Duas Inglesas e o Amor (François Truffaut, 1971)

Após conhecer uma jovem inglesa e ser convidado para passar um tempo em sua casa, um homem se vê inserido num triângulo amoroso quando ele é apresentado à irmã da jovem. Leve e dinâmico, ‘As Duas Inglesas e o Amor’ é uma viagem pelas vidas de três personagens, expondo os fragmentos mais substanciais de suas caminhadas pelo mundo. Leia Nossa Crítica do Filme!

Continua na Próxima Página