Top10: Dez Filmes Que Retratam o Conceito de Obsessão no Cinema

Esta lista traz dez filmes que evidenciam o conceito de obsessão no cinema. São filmes que levam o conceito ao extremo, seja por obsessões em pessoas ou em alguma atividade da vida, mostrando como o tema espalha-se por diversos nuances. É importante destacar que os filmes abaixo não tendem sempre a mostrar uma visão negativa sobre o conceito, trazendo também visões positivas sobre a obsessão, elevando o tema como fator preponderante para encontrar a substância da vida.

 

10º – Sangue Negro (Paul Thomas Anderson, 2007)

Seguindo os passos de Daniel Plainview, ‘Sangue Negro’ conta a história de um homem obcecado pelo poder e que nutre um ódio por tudo àquilo que o permeia. O filme passa as mais de duas horas e meia de sua duração destrinchando vários anos da vida do homem. Sua ascensão ao poder é estudada e sua degeneração ao completo estado de loucura é esmiuçada diante do espectador.

 

9º – O Show Deve Continuar (Bob Fosse, 1979)

O filme conta a história de vida de Joe Gideon, um coreógrafo que rege sua vida por exageros com mulheres, drogas e bebidas. ‘O Show Deve Continuar’ é um retrato da figura da obsessão inserida no simples amor pelas instâncias da vida. A obsessão aqui também serve como força propulsora para a condenação do indivíduo, mas, no entanto, também é exposta como um fator que traz substância à vida do ser humano.

 

8º – A Pele de Vênus (Roman Polanski, 2013)

Uma atriz chega, atrasada, para um teste de uma personagem central de uma peça de teatro. Logo, o diretor se nega a fazer um teste com a mulher em virtude de seu atraso. No entanto, a mulher consegue convencê-lo a observá-la em algumas falas da peça, iniciando neste ponto uma alteração no papel de poder entre os dois. ‘A Pele de Vênus’ é um filme que trabalha com diversos conceitos no decorrer de sua trama, mas o tema mais presente, talvez, é o da obsessão do diretor pela figura da atriz. A obsessão é retratada pelo filme como uma instância da vida que atua por destruir conceitos morais e éticos, deixando o indivíduo exposto a uma influência gigantesca de suas capacidades instintivas e completamente irracionais.

Leia Também Nossa Lista com 10 Filmes Que Vão Fazer Você Chorar!

Continua na Próxima Página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *