Trouxemos, nesta lista, filmes do diretor americano Steven Spielberg. Tendo dirigido mais de 30 filmes ao longo de sua carreira, Spielberg se notabiliza por sua capacidade de variação de temas, jamais ficando preso em determinado gênero. Os filmes abaixo tentam resgatar fragmentos do melhor do diretor no cinema. Vamos à lista!

 

10º – O Resgate do Soldado Ryan (Steven Spielberg, 1998)

Seguindo alguns fragmentos decisivos dos acontecimentos na Normandia, na reta final da 2ª Guerra Mundial, o filme explorará os diversos nuances das batalhas emanadas do lugar, os dramas psicológicos dos envolvidos e a constante luta com dilemas morais atravessados por todos a cada desnivelamento da trama.

 

9º – Império do Sol (Steven Spielberg, 1987)

Um garoto inglês vivendo na china tem sua vida completamente alterada quando o país é invadido pelos japoneses, em meio à segunda 2ª Guerra Mundial. Duro em todos os seus rumos, a trama não atenua os contratempos enfrentados pelo garoto em cada cena, mostrando sua luta, aparentemente quase perdida, pela sobrevivência. ‘Império do Sol’ ainda nos traz uma atuação incrível de Christian Bale, ainda em começo de carreira, à frente do personagem central.

 

8º – E.T. – O Extraterrestre (Steven Spielberg, 1982)

Uma criança realizará o que for possível para tentar fazer possível à volta para a casa de um extraterrestre que por obra do acaso entrou em sua vida. Marcando diversas gerações através do tempo, ‘E. T. – O Extraterrestre’ se aproveita do senso do fantástico para contar sua história e atrair a atenção de seus espectadores.

 

7º – Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Steven Spielberg, 1977)

O filme vai seguir diversos fragmentos do iminente contato entre humanos e alienígenas após uma série de situações resolvidas de formas equivocadas. Brilhantemente dirigido por Steven Spielberg, o filme levanta questionamentos sobre a forma que o ser humano encara fatores que lhe são desconhecidos.

 

6º – O Terminal (Steven Spielberg, 2004)

Impedido de voltar ao seu país devido a tensões políticas, um imigrante da Europa Oriental se vê sem opções a não ser passar a residir em um aeroporto de Nova York. A trama se movimenta de forma bastante leve em seus desmembramentos, sabendo balancear o uso da comédia com o drama, além de nos apresentar uma atuação contundente de Tom Hanks.

 

5º – Encurralado (Steven Spielberg, 1971)

Em seu primeiro filme de maior notoriedade, realizado para a televisão, Steven Spielberg nos apresenta uma trama acerca de uma perseguição inexorável entre um homem comum em um veículo normal e um caminhoneiro insano. Frenético do começo ao fim, ‘Encurralado’, mesmo sendo realizado com um orçamento bastante limitado, consegue impressionar por suas belas perseguições e as composições de cenas sempre dinâmicas.

 

4º – Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (Steven Spielberg, 1993)

Um dos maiores sucessos do gênero de aventura, ‘Jurassic Park’ traz em sua trama uma história sobre um parque de dinossauros reais concebidos por milagres científicos realizados com fragmentos de DNA. Efeitos especiais, direção e trilha sonora encontram o seu melhor, proporcionando um filme interessante, caracterizando-se como uma ótima opção de entretenimento.

 

3º – Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida (Steven Spielberg, 1981)

Em 1936, um arqueólogo sedento por aventuras é contratado pelo governo americano para encontrar uma relíquia perdida antes dos nazistas. Fantástico em cada minuto de sua duração, o filme é um dos maiores e melhores nomes quando falamos do gênero de aventura e da década de 1980. A saga de Indiana Jones ainda perduraria por mais três ótimos filmes depois deste.

 

2º – A Lista de Schindler (Steven Spielberg, 1993)

Após presenciar as perseguições aos judeus pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial, um empresário acaba se deparando com dilemas morais sobre a coisa certa a ser feita sobre a situação e as consequências que eventuais atos poderiam causar para sua segurança. Obra-prima de Steven Spielberg e um dos melhores filmes sobre um período histórico exacerbado do século XX.

 

1º – Tubarão (Steven Spielberg, 1975)

Responsável por alavancar a carreira de Steven Spielberg no meio da sétima arte, ‘Tubarão’ traz em sua trama a história de um tubarão branco de proporções anormais que passa a aterrorizar uma praia, atacando seus visitantes no mar. O filme ganhará sua dinamicidade quando alguns indivíduos, encabeçados pelos esforços do xerife local, decidem tentar impedir que o tubarão continue atormentando a praia. Suspense de primeira, trabalhando por captar completamente a atenção de seu espectador, o filme segue impressionando por sua extrema qualidade até os dias atuais.