Top10: Dez Filmes Sobre a Perda da Identidade Que Você Precisa Assistir

Neste Top10, trouxemos filmes que elevam o conceito da perda da identidade em suas tramas. Os filmes abaixo mostram sistemas institucionais destrutivos ao indivíduo, laços familiares prejudiciais, a figura da obsessão como elemento danoso, sistemas sociais defasados, o corpo como fonte de reconhecimento e a sexualidade como uma força muitas vezes pesada demais. Vamos à lista!

 

10º – Bicho de Sete Cabeças (Laís Bodanzky, 2000)

Após seu pai descobrir seu uso de drogas, Neto é enviado a uma instituição mental, a fim de se ver livre de qualquer resquício do vício. Inserido na realidade da instituição, Neto perceberá que a vida lá dentro poderia ser muito mais difícil do que se apresentava a priori. ‘Bicho de Sete Cabeças’ mostra como determinadas instituições trabalham por destruir a síntese do que compreende um indivíduo. Um filme triste em todos os seus desnivelamentos, apresentando-se como uma das melhores obras já concebidas no cinema brasileiro.

 

9º – Gêmeos – Mórbida Semelhança (David Cronenberg, 1988)

Dois irmãos gêmeos, ambos médicos, se veem presos sob um laço inexorável que os une. O filme ganhará sua dinamicidade quando um terceiro elemento, uma mulher atraente, entra na relação, conseguindo quebrar o processo simbiótico dos dois e provocando mudanças cruéis. Obra-prima de David Cronenberg, ‘Gêmeos – Mórbida Semelhança’ consegue captar a atenção do espectador durante todo o filme, sempre se utilizando de uma atmosfera aprazível, emanando sempre um senso de estranheza, como é habitual na filmografia do diretor. Leia Nossa Crítica do Filme!

 

8º – Zodíaco (David Fincher, 2007)

No final da década de 1960, um serial killer aterroriza os Estados Unidos, matando pessoas aleatoriamente e mandando pequenos quebra-cabeças perversos para a mídia. O filme se concentrará em um jornalista e sua obsessão por descobrir mais sobre a figura do assassino. Imerso cada vez mais no emaranhado de fatos acerca do serial killer, esse jornalista adentrará em uma rotina de perda de sua identidade, destruindo seus laços familiares e comprometendo seu futuro.

Continua na Próxima Página