Top10: Dez Ótimas Atuações Femininas em Filmes do Woody Allen

Listamos dez grandes atuações femininas em filmes do Woody Allen. Na enorme filmografia do diretor, constantemente podemos ver grandes atuações em seus filmes. E, na grande maioria das vezes, elas vêm de atrizes. Allen costuma trabalhar vários filmes com as mesmas atrizes e atores, proporcionando um campo muito extenso e diverso para os componentes do elenco regerem suas atuações. Para esta lista, limitaremos a uma atuação por atriz, a fim de não monopolizar a lista com as diversas atuações fantásticas de Diane Keaton e Mia Farrow nos filmes de Allen. Vamos à lista!

 

10º – Meia-Noite em Paris (Woody Allen, 2011) – Atuação de Destaque: Rachel McAdams

Em uma viagem a Paris, um escritor acaba, misteriosamente, voltando ao passado, para a década de 1920, todas as noites, descobrindo mais sobre o dia a dia de grandes personalidades do lugar na época. A atuação feminina de destaque aqui se concentra na atriz Rachel McAdams, que consegue executar uma das melhores performances de sua carreira.

 

9º – Vicky Cristina Barcelona (Woody Allen, 2008) – Atuação de Destaque: Penélope Cruz

Viajando pela Espanha, duas amigas se veem apaixonadas pelo mesmo homem, desenvolvendo diversos conflitos entre elas. A trama ganha sua substância quando a ex-esposa do homem reaparece e acaba por criar todo um emaranhado de situações entre todos os envolvidos. Todo o elenco está muito bem neste filme, no entanto, a atuação que acaba tendo destaque é a de Penélope Cruz.

 

8º – A Outra (Woody Allen, 1988) – Atuação de Destaque: Gena Rowlands

Envolta em um momento turbulento em sua vida, uma mulher resolve alugar um apartamento para tentar escrever um novo livro. No entanto, vizinha de uma psiquiatra, a mulher começa a se ver cada vez mais obcecada pelas histórias das pacientes da profissional, as quais ela escuta de seu apartamento. Conhecida por suas atuações magistrais nos filmes de John CassavetesGena Rowlands consegue entregar aqui uma atuação consistente e que proporciona um aumento na qualidade da obra.

 

7º – O Homem Irracional (Woody Allen, 2015) – Atuação de Destaque: Emma Stone

Atormentado pela superficialidade que sua vida se tornara, um professor de filosofia encontra um modo de quebrar com os padrões insossos de seu cotidiano ao executar um ato extremo. Lidando com os padrões morais intrínsecos a uma sociedade, ‘O Homem Irracional’ é um bom filme, conseguindo ainda expor atuações consistentes de seus protagonistas. Apesar da bela atuação de Joaquin Phoenix, o destaque do filme vai para a atriz Emma Stone.

 

6º – Blue Jasmine (Woody Allen, 2013) – Atuação de Destaque: Cate Blanchett

Passando por uma crise financeira e emocional em sua vida, uma mulher de meia-idade, acostumada com uma vida permeada por luxos, tem que morar com sua irmã, passando a enfrentar os mais diversos percalços. Woody Allen comanda a direção do filme, conseguindo trazer uma história atraente. No entanto, o destaque do filme se concentra completamente na atuação de Cate Blanchett, que domina cada aparição em tela.

 

5º – Hannah e Suas Irmãs (Woody Allen, 1986) – Atuação de Destaque: Dianne Wiest

Exibindo o compêndio de relacionamentos entre diversos personagens, Woody Allen nos entrega um filme impecável, que sempre procura elencar os laços erráticos que compreendem o comportamento humano. Todo o elenco do filme está impecável, misturando nomes comuns ao cinema de Allen com lendas pouco utilizadas pelo diretor em sua filmografia. Porém, podemos destacar a atuação de Dianne Wiest.

 

4º – Crimes e Pecados (Woody Allen, 1989) – Atuação de Destaque: Anjelica Huston

O filme é dividido em duas histórias diferentes, ligados unicamente por um fragmento final de cena, explicitando os percalços diversos de determinados personagens. Woody Allen sempre comentou sua frustração em nunca ter conseguido obter o mesmo sucesso no gênero de drama que obteve na comédia. No entanto, talvez o próprio Allen subestime o valor de seu trabalho no gênero, e, aqui, em ‘Crimes e Pecados’, ele atinge um dos patamares mais altos de sua carreira. Um filme impecável do primeiro ao último minuto. O destaque no campo das atuações se aloca na figura de Anjelica Huston, nos proporcionando uma performance única.

 

3º – Match Point (Woody Allen, 2005) – Atuação de Destaque: Scarlett Johansson

Permeado de reviravoltas em sua trama, ‘March Point’ se notabiliza por seu ritmo dinâmico, que consegue abstrair completamente a atenção de seu espectador. Apesar de seu roteiro conciso e o excelente trabalho de direção, o filme alcança seu sucesso na dinâmica perfeita de seu casal de protagonistas. Scarlett Johansson e Jonathan Rhys Meyers são incumbidos da missão de comandarem o filme, trazendo atuações impecáveis. Johansson alcança aqui uma das grandes atuações de sua carreira.

 

2º – A Rosa Púrpura do Cairo (Woody Allen, 1985) – Atuação de Destaque: Mia Farrow

Nos Estados Unidos da década de 1930, uma mulher, viciada em um filme que está em cartaz no cinema local, tem seu cotidiano completamente alterado quando o protagonista da obra ganha vida. Leve e divertido em seus caminhos, ‘A Rosa Púrpura do Cairo’ ainda nos propicia uma atuação irretocável da atriz Mia Farrow à frente do filme.

 

1º – Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (Woody Allen, 1977) – Atuação de Destaque: Diane Keaton

Maior filme da carreira de Woody Allen, ‘Noivo Neurótico, Noiva Nervosa’ traz em sua trama o relacionamento permeado de nuances de dois indivíduos. Aqui, o destaque e a maior atuação feminina nos filmes de Woody Allen se concentra na atriz Diane Keaton.

Compartilhe com seus amigos:

Renato Rodrigues

Estudante de psicologia e, o mais importante, apaixonado por cinema. Tenho como diretores favoritos Ingmar Bergman, Michael Haneke, Woody Allen e Martin Scorsese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *