Top10: Dez Filmes da Década de 1980 Para Serem Assistidos no Verão

Neste Top10, listamos dez filmes marcantes dos anos 1980 perfeitos para serem assistidos no verão. Década prolífica para o cinema norte-americano, os anos 1980 propiciaram aos cinéfilos centenas de obras produtivas. E as temáticas verão e férias, intrínsecas ao cinema adolescente da época, trouxeram ao espectador diversos filmes despretensiosos e divertidos. Os filmes abaixo promovem em suas tramas uma atmosfera quente, sempre utilizando seu clima para ponderar acontecimentos e determinados caminhos de seus personagens. Vamos à lista!

 

10º – Digam o Que Quiserem (Cameron Crowe, 1989)

O filme gira em torno de dois jovens prestes a adentrar às rotinas mais complexas, como faculdades e afins, que se veem apaixonados. Ambos vão ter que lidar com os conflitos da reta final da adolescência e a chegada da vida adulta com suas responsabilidades. Boa opção dos anos 1980, ‘Digam o Que Quiserem’ ainda nos propicia a oportunidade de ver John Cusack (o ator ainda participou de outros filmes adolescentes da década) em papéis mais descompromissados em sua reta inicial de carreira.

 

9º – Negócio Arriscado (Paul Brickman, 1983)

Um adolescente, procurando por diversão enquanto está sozinho em casa, acaba se metendo em um emaranhado de confusões diversas. Utilizando uma boa proposta, entretanto, com uma execução regular, ‘Negócio Arriscado’ se notabiliza mais pela presença de Tom Cruise no comando do filme do que, propriamente, por sua qualidade. Porém, o filme surge como uma ótima opção para os fãs da década de 1980.

 

8º – Como Conquistar as Garotas (Mark Griffiths, 1984)

Três amigos de meia-idade resolvem alugar uma pequena casa de verão próxima à praia para tentar atrair mulheres e aproveitarem o calor. No entanto, a falta de traquejo nas investidas dos três acaba mudando o rumo das coisas. ‘Como Conquistar as Garotas’ é em sua essência um filme ruim, mas a inclusão de elementos clássicos da década e a sua falta de seriedade fazem com que a experiência de assistir a ele seja satisfatória.

 

7º – Férias do Barulho (George Bowers, 1985)

Dois adolescentes se veem como hóspedes convidados de um elegante resort de férias. Lá, os dois vão se meter nas mais diversas confusões à procura de mulheres. Divertido e descompromissado, ‘Férias do Barulho’ ainda nos traz a presença do jovem Johnny Depp como um dos protagonistas.

 

6º – Top Gun – Ases Indomáveis (Tony Scott, 1986)

Um jovem aspirante a piloto de caças aéreos entra em uma academia especializada para tentar realizar o seu sonho. No entanto, intrínseco a competitividade do lugar, o jovem terá que lidar com novas paixões, fantasmas do passado e novos traumas da profissão. ‘Top Gun – Ases Indomáveis’ é um marco dos anos 1980. Sua atmosfera aprazível, suas atuações intensas, sua ação intermitente e, especialmente, sua trilha sonora pulsante o tornaram nome inesquecível da década.

 

5º – Picardias Estudantis (Amy Heckerling, 1982)

A trama é simples, procurando destrinchar o dia a dia de um grupo de adolescentes de uma escola da Califórnia em suas buscas pelo que há de mais comum no conturbado período no ser humano. O filme rege uma aura despreocupada, proporcionando ao espectador os elementos mais comuns e divertidos de filmes adolescentes da época. ‘Picardias Estudantis’ ainda nos entrega um dos personagens mais célebres da década, o desajustado Jeff Spicoli, interpretado por Sean Penn.

 

4º – A Primeira Transa de um Nerd (James Frawley, 1985)

Pérola escondida na década, ‘A Primeira Transa de um Nerd’ eleva os componentes mais habituais da época, independente de sua qualidade claudicante, conseguindo entreter seu espectador a cada resolução da história, que pouco se preocupa em chegar a algum lugar de fato. O filme é estrelado pelo ator Stephen Geoffreys, conhecido mais por sua atuação em ‘A Hora do Espanto’(1985) no mesmo ano, que, com o declínio de sua carreira em anos posteriores, acabou vindo a participar de filmes adultos na década de 1990.

 

3º – Vida Selvagem (Art Linson, 1984)

A trama do filme é superficial, expondo as vidas de alguns adolescentes na busca desenfreada por álcool e mulheres. Pouco conhecida da década, ‘Vida Selvagem’ apresenta uma história que diverte por sua simplicidade. Outro fator interessante é que o filme é roteirizado por Cameron Crowe, cineasta que teria sua carreira alavancada na década de 1990 em obras exatamente com a mesma temática encontrada aqui.

 

2º – Curso de Férias (Carl Reiner, 1987)

Procurando simplesmente desfrutar de suas férias de verão, um professor tem seus planos frustrados quando é incumbido da missão de lecionar para uma turma de jovens desajustados. ‘Curso de Férias’ usa sua atmosfera quente e pouco aprazível para a vida escolar para reger sua trama divertida.

 

1º – Um Morto Muito Louco (Ted Kotcheff, 1989)

Passando um fim de semana na casa de praia de seu chefe corrupto, dois jovens acabam tendo suas vidas completamente alteradas quando o homem aparece morto. Preocupados com as consequências da morte do chefe, os dois resolvem fingir que o homem ainda está vivo, andando com seu cadáver através do longo fim de semana. ‘Um Morto Muito Louco’ é um filme feito para não ser levado a sério. Sua trama exagerada e nada verossímil é apenas uma desculpa para a exposição das diversas situações cômicas contidas no filme. Um filme único e memorável, eternizado nas tardes dos brasileiros na icônica sessão da tarde.

Compartilhe com seus amigos:

Renato Rodrigues

Estudante de psicologia e, o mais importante, apaixonado por cinema. Tenho como diretores favoritos Ingmar Bergman, Michael Haneke, Woody Allen e Martin Scorsese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *