Crítica: ‘O Marido Era o Culpado’(1936), de Alfred Hitchcock

Explicitando a essência corruptiva do ser humano, ‘O Marido Era o Culpado’ traz uma trama fria em seus desnivelamentos sempre cruéis. Apesar de possuir alguns problemas em sua execução, o filme acaba se caracterizando por sua síntese ousada, entregando caminhos pouco usuais para uma história na época, servindo, ainda, como bom esboço do que seu diretor, o lendário Alfred Hitchock, viria a fazer nos anos seguintes.

A trama, baseada no romance de Joseph Conrad, apresenta a história de um agente infiltrado da Scotland Yard na busca desenfreada pelos responsáveis por diversas explosões de bombas em Londres. Além de explorar a figura desse agente, o filme também faz o contraponto com um dos nomes responsáveis pelas explosões, explorando seu cotidiano e seu modo errático de agir sobre o mundo. A trama ganhará força quando ambos os personagens passam a viver um “jogo de gato e rato”, resultando sempre em acontecimentos trágicos.

O começo do filme segue um padrão bastante lento para introduzir todos os personagens e reger sua trama. Aqui, em virtude da decisão do roteiro de abranger substancialmente indivíduos, tudo se move de maneira cadenciada. Cada personagem terá um tempo abrangente em tela para a trama apresentá-lo ao espectador, evidenciando seu modo de agir e pensar. O grande problema dessa decisão é que os dois personagens centrais acabam tendo exatamente o mesmo tempo que elementos secundários em suas abordagens, deixando uma lacuna nesse desenvolvimento inicial.

Conforme avançamos, veremos o filme ganhar alguma dinamicidade. O espectador aqui é parte atuante na trama, na qual conseguimos, assim como o agente central da história, trabalhar com pistas diversas, fazendo presunções acerca dos possíveis envolvidos e errando em algumas conclusões apressadas. E é exatamente neste ponto que o filme subverte seus rumos, trabalhando em diversas vertentes diferentes, como a da investigação, do investigado, das partes atingidas e dos maiores responsáveis pelos ataques por Londres, impregnando em sua atmosfera o ar de incongruências que toma todos os desnivelamentos da trama.

Essas incongruências se revelam em todos os personagens, cada um de sua forma específica e movida por determinado elemento. Aqui, o ser humano é tratado como espécie suscetível as mais diversas formas controle. As dificuldades sociais surgem apenas como desculpa para o indivíduo sucumbir a uma vida de atitudes destrutivas.

Caminhando para a esfera final do filme, veremos emanar algumas lacunas do roteiro, tornando alguns componentes dos trechos decisivos da história sem peso para o espectador. No entanto, veremos, sempre, o filme tomar caminhos que fogem ao comum. O espectador não consegue racionalizar corretamente os caminhos da história, sendo sempre surpreendido a cada cena.

No campo da direção, conduzida por Alfred Hitchcock, teremos um trabalho competente como o habitual. Sempre trabalhando por manter o espectador engajado com os rumos da história, Hitchcock preza por utilizar construções de cenas onde, apesar de atuarmos de forma voyeur em determinados momentos dos personagens, não conseguimos decifrar o que de fato aconteceu. O diretor nos entrega, como natural em sua filmografia, o conceito da suspeita, algo eternizado quase 20 anos depois em ‘Janela Indiscreta’(1954). Vale ressaltar que o diretor atua na atmosfera do filme sem o apoio de uma trilha sonora evidente, comprometendo algum brilho das cenas mais impactantes.

No campo do elenco, temos nomes como Oskar Homolka, John Loder e Sylvia Sidney conduzindo a trama. Todos acabam entregando atuações positivas, sem, no entanto, chamarem muito a atenção. Cada um entrega o suficiente e nada mais para uma boa execução de cada cena.

Mesmo não se fazendo ausente de equívocos, ‘O Marido Era o Culpado’ consegue se aproveitar de um bom estudo de seus personagens e da tomada de decisões pouco usuais para atrair a atenção de seu espectador. Junte esses dois elementos a boa direção de Alfred Hitchcock e você terá um filme que certamente vale o tempo investido.
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

play youtube,
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,