Top10: Dez Filmes Para Conhecer o Cinema de Ingmar Bergman

Dono de uma filmografia enorme e de extrema qualidade, o sueco Ingmar Bergman sempre se norteou pela exposição de temas complexos em suas tramas, como morte, família, religião e sexualidade. Temas que, como o próprio Bergman várias afirmou durante sua vida, foram preponderantes para o seu desenvolvimento como ser humano. Tendo em vista que o sueco dirigiu mais de 50 filmes, a sua grande maioria verdadeiras obras-primas, é sempre injusto resumir as indicações para apenas dez obras. No entanto, abaixo estão selecionados dez filmes que representam vários períodos da filmografia de Bergman, assim como todos os principais conceitos citados acima trabalhados por ele. Vamos à lista!

 

10º – Rumo à Alegria (Ingmar Bergman, 1950)

Na trama, adentraremos às vidas de dois jovens músicos que se apaixonam e acabam por se casar. Exploraremos vários anos de suas vidas, entendendo um pouco do conturbado relacionamento entre os dois, suas alegrias e tristezas. Primeiro acerto da carreira do sueco, ‘Rumo à Alegria’, além de sua trama concisa, possui algumas cenas lindas, como as captadas no interior da orquestra.

 

9º – Cenas de um Casamento (Ingmar Bergman, 1973)

Concebido, na verdade, em formato de série, ‘Cenas de um Casamento’ nos coloca para acompanharmos a vida de um casal em pequenos períodos de seu cotidiano. No total, são mais de 283 minutos de duração da obra, que compensam por sua atmosfera aprazível e as decisões da história sempre leves, que acabam por destoar do tradicional do cinema de Bergman.

 

8º – Fanny & Alexander (Ingmar Bergman, 1982)

Exploraremos as vidas de duas crianças, entendendo seus cotidianos e as sempre difíceis situações a que são expostos. Obra-prima de Ingmar Bergman, que concilia, nas mais de três horas de filme, diferentes momentos e sensações emitidos por sua trama ao espectador.

Continua na Próxima Página