10 Filmes Que Confundem o Seu Espectador

Listamos abaixo, dez filmes que trabalhem temáticas complexas, cobrando muita atenção e que deixem o espectador confuso em determinados pontos. Os filmes que compõem esta lista são dos mais diversos gêneros, procurando sempre, como premissa central de suas histórias, expor pontos pouco aprazíveis para a plena compreensão. Vamos à lista!

 

10º – A Chegada (Denis Villeneuve, 2016)

Na trama, quando várias naves de origem desconhecida pousam em diversos locais ao redor do globo, uma linguista é contratada para ajudar na tentativa de descobrir a razão dos objetos estarem na terra. ‘A Chegada’ é um filme cadenciado, que entrega detalhes de sua história de forma dosada ao espectador, trabalhando sempre por emanar uma certa confusão acerca do que é visto. O filme cobra bastante atenção por parte do espectador, tendo como principal esfera propulsora para os caminhos da trama a figura do tempo na vida humana.

 

9º – O Duplo (Richard Ayoade, 2013)

Envolto em uma rotina insossa de trabalhos burocráticos, um jovem tem sua rotina alterada quando um homem exatamente como ele aparece em sua vida. Baseado no romance de Fyodor Dostoevsky, ‘O Duplo’, elevando uma aura de suspense e melancolia a cada cena, expõe o processo de construção e desconstrução da identidade no ser humano.

 

8º – Estrada Perdida (David Lynch, 1997)

Um encontro estranho em uma festa com uma figura bizarra desencadeará na vida de homem uma série de consequências aversivas. O filme ainda separa sua trama em dois fragmentos, começando com a exposição de alguns personagens e, pouco depois, dando uma nova roupagem a esses personagens e ao compêndio de situações. Tão confuso quanto a sua premissa, ‘Estrada Perdida’ torna difícil qualquer tipo de conclusão verossímil do espectador sobre o que está assistindo.

Continua na Próxima Página