Top10: Dez Filmes Que Questionam o Modelo de Vida Tradicional

Abordaremos, neste top10, filmes que, de alguma maneira, compreendam formas de vida fora do modelo tradicional de normas e valores propostos pela sociedade. Foram inseridos abaixo filmes que vão desde uma sociedade inteira fora dos padrões até indivíduos que decidem quebrar as características do ambiente ao qual estão inseridos. Vamos à lista!

 

10º – Wiener-Dog (Todd Solondz, 2016)

Os filmes do diretor sempre seguem uma qualidade muito alta. E aqui, com ‘Wiener-Dog’, não é diferente. Aqui temos um filme que é dividido em quatro contos independentes, interligados apenas pela presença de um cachorro muito simpático em suas vidas. Temos neste filme contos que mostram a vida com olhos cruéis e desalentadores, seja em uma família de classe alta, onde a inabilidade de dois pais em cuidar de seu filho de uma maneira normal acaba moldando a personalidade do pequeno, seja em um casal de seus vinte e poucos anos condenados ao fracasso devido simplesmente as circunstâncias da vida, do acaso, ou seja em um professor em profundo estado de depressão. Todos os contos tem em comum, além do cachorro, um profundo estado desilusão quanto à vida.

Fugindo do Tradicional: O filme procura adentrar a vida dos conhecidos como fracassados pela sociedade contemporânea moderna, destrinchando seus comportamentos e o ambiente que os cercam.

 

9º – O Lar (Ursula Meier, 2008)

O filme vai contar a história de uma família, um casal e seus três filhos, vivendo na parte rural da França, em completo isolamento de outras residências ou pessoas, que tem sua vida baseado em um modo liberal e calmo de se viver.  A casa onde a família mora fica ao lado de uma estrada inoperante, onde por mais de 10 anos o governo adiou seu lançamento. A família é tomada periodicamente pelo medo de que a estrada venha finalmente a começar a funcionar. Não fica claro o porquê de a família resolver fazer sua vida em um local condenado às ruínas. Ou então, se a família já morara ali previamente a construção da estrada. Essa ausência de informações funciona muito bem no filme, nos levando a projetar várias vezes determinadas causas e motivos para aquele cenário.

Fugindo do Tradicional: Veremos o quanto a figura inconsciente social oprime os desertores de seu espaço habitual, dificultando qualquer coisa que seja tenha o mínimo de diferença do que é tido como normal.

 

8º – Um Senhor Estagiário (Nancy Meyers, 2015)

A história contada aqui é a de um senhor de idade, na casa de seus 70 anos, aposentado, viúvo, que se vê imerso em uma vida rotineira inexorável. Eis que, após ver um panfleto de uma empresa procurando pessoas para preencher determinadas vagas, o personagem decide tentar mudar seu estilo de vida. A trama se desenvolve a partir deste ponto, explorando a vida deste senhor após a decisão.

Fugindo do Tradicional: O personagem de Robert De Niro trabalha por quebrar a figura do inconsciente coletivo que compreende o indivíduo com mais idade como algo defasado e condenado.

Continua na Próxima Página

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *