Top10: Os Dez Maiores Diretores Franceses Ainda Vivos

Este top10 irá trazer os maiores diretores franceses ainda vivos. Ou seja, não estarão inclusos nesta lista lendas como Melville, Truffaut, Resnais ou Renoir que, infelizmente, já morreram. Os diretores escolhidos possuem uma grande diversidade em temáticas, não ficando presos aos populares dramas. Além disso, escolhemos diretores que também puderam ter carreiras significativas em outros países, como Estados Unidos e Inglaterra, não ficando apenas restritos ao cenário francês. Vamos à lista!

 

10º – Luc Besson

Nascido no dia 18 de março de 1959, na França, Luc Besson possui uma carreira extensa e conceituada como diretor. Seus filmes sempre vão aderir a um estilo único, regendo suas temáticas por uma ação intermitente e com personagens erráticos e estranhos. O auge de sua carreira veio em 1994, com o ‘O Profissional’, mas seu sucesso se prolonga até os dias de hoje, inclusive lançando obras com enorme apelo comercial.

– Alguns filmes para conhecer o diretor:

          

           – Nikita – Criada Para Matar(1990)

           – O Profissional(1994)

           – Lucy(2014)

 

9º – Cédric Klapisch

 Cédric Klapisch, nascido no dia 4 de setembro de 1961, na França, iniciou sua carreira em longas-metragens no início da década de 1990. Seu auge, no entanto, veio com a fenomenal trilogia iniciada com o filme ‘Albergue Espanhol'(2002). Klapisch possui um estilo dinâmico de comandar sua direção, sempre prezando por tramas ágeis e também assinando o roteiro de seus filmes.

– Alguns filmes para conhecer o diretor:

          

           – Odeio Te Amar(1996)

           – Albergue Espanhol(2002)

           – Paris(2008)

 

8º – Leos Carax

 Nutrindo uma carreira de mais de 30 anos, sem, no entanto, ter dirigido muitos filmes, Leos Carax, nascido no dia 22 de novembro de 1960, na França, teve seu nome fincado no cenário do cinema francês com o lançamento de seu último longa, o estranho e cultuado ‘Holy Motors'(2012). Porém, a carreira de Carax ainda inclui outros bons filmes que, sem dúvida, merecem ser assistidos.

– Alguns filmes para conhecer o diretor:

          

           – Sangue Ruim(1986)

           – Os Amantes de Pont-Neuf(1991)

           – Holy Motors(2012)

 

7º – Olivier Assayas

Olivier Assayas, nascido no dia 25 de janeiro de 1955, na França, somente conseguiu que seu nome fosse disseminado no mundo da sétima arte com sua recente parceria com Kristen Stewart. No entanto, o diretor possui uma carreira robusta, oriunda do final da década de 1970, sempre utilizando uma temática concisa e um estilo de direção contemplativo.

– Alguns filmes para conhecer o diretor:

          

           – Os Destinos Sentimentais(2000)

           – Acima das Nuvens(2014)

           – Personal Shopper(2016)

 

6º – Jean-Jacques Annaud

Jean-Jacques Annaud, nascido no dia 1 de Outubro de 1943, na França, possui uma carreira que transcende o âmbito regional, tendo a oportunidade de dirigir filmes de outros países. Sua carreira como diretor teve início na década de 1970 e ele ainda continua na ativa.

– Alguns filmes para conhecer o diretor:

          

           – A Guerra do Fogo(1981)

           – O Nome da Rosa(1986)

           – Sete Anos no Tibet(1997)

 

5º – Jean-Pierre Jeunet

Nascido no dia 3 de setembro de 1953, na França, Jean-Pierre Jeunet desde o começo de sua carreira, em 1978, demonstrava talento com o lançamento de alguns curtas. No entanto, o francês só pôde elencar seu nome no cenário nacional no início da década de 1990 com seu primeiro longa, o aclamado ‘Delicatessen'(1991). Desde então o diretor conseguiu inclusive dirigir filmes de franquias com enorme sucesso e sua carreira continua ativa até os dias de hoje.

– Alguns filmes para conhecer o diretor:

          

           – Delicatessen(1991)

           – Alien – A Ressureição(1997)

           – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain(1997)

 

4º – Mathieu Kassovitz

A carreira de Mathieu Kassovitz não se resume unicamente em seu trabalho como diretor, ele também possui uma extensa filmografia como ator. Porém, iremos nos resumir aos seus trabalhos como diretor. Kassovitz começou sua carreira em 1990 e, desde então, vem progressivamente lançando bons filmes, com destaque para o espetacular ‘O Ódio'(1995).

– Alguns filmes para conhecer o diretor:

          

           – O Ódio(1995)

           – Assassinos(1997)

           – A Rebelião(2011)

 

3º – François Ozon

Apesar de sua carreira como diretor ter iniciado no final da década de 1980, François Ozon só foi chegar mesmo aos holofotes no início dos anos 2000, com o filme ‘8 Mulheres'(2002). Após esse filme, o diretor conseguiu empreender trabalhos robustos, continuando, ainda hoje, a lançar obras que sempre atraem o público.

– Alguns filmes para conhecer o diretor:

          

           – 8 Mulheres(2002)

           – Dentro da Casa(2012)

           – Jovem e Bela(2013)

 

2º – Patrice Leconte

Nascido no dia 12 de Novembro de 1947, na França, Patrice Leconte possui uma carreira no mundo cinematográfico bastante robusta, tendo início no final da década de 1960, com o curta ‘L’espace vital’. Leconte se recusa a ficar preso em um único estilo, trabalhando, além dos habituais dramas e suspenses, em comédias e, até mesmo, animações.

– Alguns filmes para conhecer o diretor:

          

           – Um Homem Meio Esquisito(1989)

           – A Garota Sobre a Ponte(1999)

           – A Pequena Loja de Suicídios(2012)

 

1º – Jean-Luc Godard

Maior nome do surgimento da ‘Nouvelle Vague’, ao lado de François Truffaut, Jean-Luc Godard, nascido no dia 3 de Dezembro de 1930, na França, se notabiliza por seus filmes autorais e que variam de temas. Os filmes do diretor falam sobre amor, política, sociedades distópicas e etc. O diretor ainda continua na ativa, fazendo filmes sem o mesmo impacto de seu início de carreira, mas com o mesmo senso criativo de sempre.

– Alguns filmes para conhecer o diretor:

          

           – Acossado(1960)

           – O Desprezo(1963)

           – Alphaville(1965)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *