Top10: Dez Filmes Que Vão Fazer Você Encarar o Mundo de Outra Forma

Trouxemos, neste Top10, filmes que fazem o espectador refletir sobre vários conceitos de sua vida. Procuramos listar obras que, independente de sua visão otimista ou não, deixam sempre um questionamento no ar sobre tudo que foi mostrado. Os filmes vão debater temas como: vida em sociedade, a certeza da mortelutonegação do luto, o conceito do sofrimento como algo necessário ao ser humano, hábitos cotidianos e a vida em família.


10º – Viver (Akira Kurosawa, 1952)

Um homem inserido em uma rotina insossa de trabalhos burocráticos recebe a triste notícia de que está com um quadro terminal de câncer. Aqui, no entanto, a condenação serve como liberdade para o homem. O personagem descobre o quanto havia desperdiçado seus momentos no mundo com banalidades e decide tentar aproveitar o tempo que lhe resta. ‘Viver’ traz ao espectador um estado de reflexão sobre os trajetos escolhidos para suas vidas, nos deixando em dúvida sobre o que construímos e o que, de fato, aproveitamos.

 

9º – Alabama Monroe (Felix van Groeningen, 2012)

Quando um casal apaixonado descobre que sua filha pequena está com câncer, todas as bases de suas construções sociais, físicas e psicológicas passam por um processo de degeneração. Extremamente emocionante, ‘Alabama Monroe’ trabalha o conceito de tragédia na vida do ser humano, destrinchando dores, perdas e eventuais aspectos para uma possível redenção.

 

8º – Alpes (Yorgos Lanthimos, 2011)

Um grupo de pessoas acha sua forma de ganhar a vida se encaixando em famílias de luto, interpretando a pessoa que recentemente faleceu. A premissa estranha define bem o que o filme oferece ao seu espectador. Tudo aqui é doloroso, assustador e emite um estado de reflexão no espectador. ‘Alpes’ nos faz pensar sobre o processo da perda, como nossas vidas são, muitas vezes, substanciadas por hábitos e ainda pondera sobre a flexibilidade do ser humano.

Continua na Próxima Página

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *