Top10: Dez Filmes Com o Ator Daniel Day-Lewis Que Você Precisa Assistir

Único vencedor de três estatuetas do Oscar como melhor ator principal, Daniel Day-Lewis notabiliza-se por seu empenho e talento para interpretar os personagens de seus filmes. Escolhendo a dedo cada papel, o ator possui uma filmografia teoricamente pequena quando fazemos um paralelo com a duração de sua carreira. Fato que somente aumenta seus extraordinários feitos na sétima arte. Abaixo, estão dez filmes imprescindíveis para quem gosta do trabalho do ator.

 

10º – Nine (Rob Marshall, 2009)

Um diretor de cinema encontra-se lutando para conseguir manter sua vida profissional de maneira adequada enquanto rege sua difícil relação com as mulheres. O filme é um musical e, apesar de sua qualidade medíocre, vale a pena ser visto pela grande variedade de atores e atrizes de talento, incluindo o Daniel Day-Lewis.

 

9º – Lincoln (Steven Spielberg, 2012)

O filme segue alguns fragmentos da vida de Abraham Lincoln, mostrando as características de sua personalidade e as dificuldades encontradas ao tentar colocar em prática suas ideias na política. ‘Lincoln’ rendeu um Oscar de melhor interpretação ao ator Daniel Day-Lewis.

 

8º – As Bruxas de Salém (Nicholas Hytner, 1996)

Uma residente de Salém acusa uma mulher de bruxaria após envolver-se em um jogo de interesses e inveja. O filme é guiado por uma atmosfera fria, onde a trama desenvolve-se de uma forma bastante cadenciada, destrinchando todos os detalhes da história. Aqui, Daniel Day-Lewis entrega uma atuação concisa, embora não chegue perto das melhores de sua carreira.

 

7º – O Último dos Moicanos (Michael Mann, 1992)

O filme vai seguir vários personagens pertencentes a uma tribo perto da extinção em meio à guerra Francesa e Indiana. Rápido e frenético, ‘O Último dos Moicanos’ é uma obra extremamente bem feita, utilizando muito bem sua direção, trilha sonora, fotografia e atuações, fraquejando apenas na superficialidade de seu roteiro.

 

6º – A Época da Inocência (Martin Scorsese, 1993)

A trama se ambienta no século XIX, investigando os detalhes de um triângulo amoroso na “nata” social da época. Dirigido por Martin Scorsese, o filme é um drama cadenciado, mostrando todos os desnivelamentos dos personagens acerca da trama. Um bom filme que foge um pouco ao estilo da filmografia de Martin Scorsese, não se fazendo, no entanto, menor em qualidade.

 

5º – Gangues de Nova York (Martin Scorsese, 2002)

Nova Iorque, 1863. Um jovem retorna ao lugar onde crescera, atrás de vingança contra o homem que matou seu pai. Intenso, o filme segue um ritmo único para contar sua história, guiando-se sempre por um uso exagerado da violência gráfica em algumas cenas.

 

4º – A Insustentável Leveza do Ser (Philip Kaufman, 1988)

O filme segue a vida de um médico e a de uma jovem mulher ingênua com quem o homem tem um relacionamento. Tendo quase três horas de duração, a obra é um passeio pelas vidas de duas pessoas em um momento turbulento para o lugar onde vivem.

 

3º – Meu Pé Esquerdo (Jim Sheridan, 1989)

A trama concentra-se na vida de Christy Brown, um homem que nasceu com paralisia cerebral, tendo que aprender a construir sua vida, desde sua infância, utilizando unicamente com perfeição os movimentos de seu pé esquerdo. Sobre a superação, ‘Meu Pé Esquerdo’ também estuda o conceito de vontade de poder intrínseco ao ser humano. Ainda temos a oportunidade de ver uma das atuações mais dedicadas do cinema, com uma atuação fenomenal de Daniel Day-Lewis.

 

2º – Em Nome do Pai (Jim Sheridan, 1993)

Um jovem é coagido pelas autoridades a admitir a participação em um atentado do IRA na cidade em que mora após sofrer diversas torturas físicas e psicológicas, resultando no aprisionamento dele e também de seu pai. ‘Em Nome do Pai’ é um filme que exige muito de seu espectador, evidenciando uma trama emocionalmente pesada. O filme também traz a oportunidade de vermos uma das atuações mais potentes da década de 1990.

 

1º – Sangue Negro (Paul Thomas Anderson, 2007)

Localizada no início do século XX, a trama apresenta a história de vida, sua ascensão ao sucesso e derrocada à loucura, de um homem incapaz de nutrir relações sociais consistentes. ‘Sangue Negro’ é sobre um homem movido unicamente pela ganância do poder e o ódio em relação aos outros. Dirigido pelo ótimo Paul Thomas Anderson, a obra se aloca entre os grandes filmes do cinema. Tudo aqui é impecável. E, como se não fosse o bastante, o filme ainda nos entrega a maior atuação masculina da história do cinema. Aqui veremos um Daniel Day-Lewis completamente transformado, regendo uma intensidade inexorável durante as quase três horas de filme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *