Top10: Dez Filmes Para Conhecer o Cinema do Diretor Francês François Truffaut

 

7º – Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois (François Truffaut, 1962)

O filme apresenta em sua trama os desnivelamentos de um triângulo amoroso envolvendo três jovens, dois homens e uma mulher, e as consequências disso em seu meio social. Obra-prima de Truffaut e um dos melhores trabalhos de sua carreira.

 

6º – Fahrenheit 451 (François Truffaut, 1966)

Baseado no romance de Ray Bradbury, o filme traz um futuro distópico, onde as pessoas são impedidas de ler livros, tendo estes como objetos subversivos. ‘Fahrenheit 451’ ganhará sua dinamicidade quando alguns desses cidadãos do lugar começam a questionar essa regra, rompendo com suas construções morais pautadas e enraizadas durante suas vidas.

 

5º – O Último Metrô (François Truffaut, 1980)

Na França ocupada pelos nazistas, em plena 2ª Guerra Mundial, uma atriz tem que esconder seu marido judeu nos calabouços de seu teatro, ainda tendo, em meio a tudo isso, que conduzir uma nova peça. Investigando as exacerbações sociais da época, ‘O Último Metrô’ é um estudo sobre como o ser humano pode ter sua construção psíquica alterada em virtude de situações danosas. Leia Nossa Crítica do Filme!

 

4º – A Noite Americana (François Truffaut, 1973)

Seguindo a luta de um diretor para completar seu filme, ‘A Noite Americana’ esmiúça vários dos processos e problemas contidos na realização de uma obra, sempre contando com o humor contido no desnivelamento de cada cena.

Continua na Próxima Página