Top10: Dez Filmes Sobre a Busca Social Pela Felicidade Que Você Precisa Assistir

Esta lista traz dez filmes que esmiúçam a busca pela felicidade exposta pelo senso comum no âmbito social. São filmes que tratam o conceito de felicidade como algo prejudicial ao pleno desenvolvimento de um indivíduo em uma sociedade, fazendo com que este tenha sua subjetividade ignorada em prol de uma vontade coletiva. Alguns filmes da lista também explicitam como o conceito se assemelha ao desenvolvimento de psicopatologias no indivíduo por essa falta de escolhas.

 

10º – Ela (Spike Jonze, 2013)

Em um futuro próximo, um homem, envolto em uma sociedade solitária, desenvolve um relacionamento com um sistema operacional feito para dar conforto a pessoas insatisfeitas com suas atuais realidades. ‘Ela’ explicita uma hipocrisia social sobre o conceito de felicidade, onde a palavra é “pregada” como uma finalidade para a vida humana, mas, em uma realidade palpável, jamais teremos um movimento deste âmbito para provocar esse “status” no indivíduo.

 

9º – O Show de Truman (Peter Weir, 1998)

Um homem inserido em uma realidade que tinha como perfeita, descobre que sua vida, na verdade, havia sido uma grande farsa, vindo a questionar tudo o que tinha como conhecido em suas rotinas. Aqui, veremos como a vida humana é flexível para diversos sentidos. O encontro de uma razão para seguir os passos sobre o mundo é visto como simples e, muitas vezes, controlável.

 

8º – Frances Ha (Noah Baumbach, 2012)

O filme conta a história de uma jovem dançarina que rege seus passos sobre o mundo com uma incerteza impregnada em seu modo de ser. ‘Frances Ha’ é uma obra que questiona o sentido coletivo que a sociedade dá para a felicidade, descartando a subjetividade do indivíduo e provocando sensações de dúvidas sobre o que realmente é certo para sua vida.

Continua na Próxima Página