Top10: Dez Filmes Para Conhecer o Cinema Dinamarquês

O tema desta lista é o prolífico cinema dinamarquês. O cinema dinamarquês acabou sofrendo um grande salto em qualidade na última metade da década de 1990, com o advento do movimento intitulado ‘Dogma 95’, que tinha uma série de normas e regulamentações simbólicas sobre como um filme deveria ser feito no país, tendo como principais nomes, nada menos que, Thomas Vinterberg e Lars Von Trier. No entanto, o cinema do país foi se consolidar, definitivamente, como uma grande potência da sétima arte uma década depois, com uma grande carga de filmes, diretores e atores de talento em um padrão de regularidade. Os filmes abaixo procuram trazer uma boa variedade do que há de melhor sobre o cinema da Dinamarca. Vamos à lista!

 

10º – Pusher (Nicolas Winding Refn, 1996)

Concentrado no meio da máfia local, a trama se desenvolve através da dívida de um jovem e a tentativa intermitente de pagá-la, independente das formas encontradas. Servindo como ponto de partida para uma trilogia, ‘Pusher’ apresenta uma atmosfera frenética para trazer a dinamicidade necessária ao filme.

 

9º – Os Idiotas (Lars von Trier, 1998)

Um grupo de pessoas rompe com os laços morais e éticos da sociedade local, desenvolvendo uma nova forma de reger seus passos sobre a terra, pautados no lado instintivo de suas personalidades. Polêmico, ‘Os Idiotas’ é um filme com uma qualidade medíocre, filmado de uma forma meio primitiva, sem um cuidado estético na execução das cenas, e com um roteiro um pouco presunçoso. No entanto, os conceitos abordados e a ideia central da obra fazem com que a experiência de assisti-lo seja positiva e necessária para entender a evolução do cinema dinamarquês e do cineasta Lars Von Trier (diretor do filme).

 

8º – Klown (Mikkel Nørgaard, 2010)

Tentando provar para sua namorada sua capacidade paternal, um homem chegando à meia-idade, sequestra seu sobrinho de 12 anos para mostrar seus dotes como figura responsável, somente para explicitar o oposto. Oriundo de uma série de TV, ‘Klovn – The Movie’ é uma comédia hilária, pautando-se sempre por um uso de humor de baixo nível, bastante gráfico, para reger sua trama, mas que, no entanto, consegue chegar ao seu objetivo de entreter seu espectador.

Continua na Próxima Página