Top10: Dez Filmes Sobre a Morte Que Você Precisa Conhecer

Trouxemos, neste Top10, o tema morte na sétima arte para a lista. Listamos filmes que têm como principal foco em suas tramas a figura da morte que age sobre os personagens. Os filmes abaixo, sempre se amparando no gênero do drama, são obras irretocáveis que, inclusive, expõem a questão da morte para evidenciar um poder de superação e adaptação intrínseco ao ser humano. Vamos à lista!

 

10º – O Reencontro (Lawrence Kasdan, 1983)

Alguns amigos se reúnem para um fim de semana juntos, após o enterro de um antigo integrante do grupo que cometeu suicídio. Durante esse fim de semana, esses amigos vão fazer considerações sobre suas vidas atuais, seus passados, anseios, prazeres, dores e, claro, a morte. A morte aqui, exposta pela figura desse amigo que cometeu suicídio, servirá como saída catártica para conflitos antes insolúveis para alguns dos indivíduos ali inseridos. O filme se valerá sempre de uma atmosfera suave para tratar de assuntos difíceis. Confira Nossa Crítica do Filme!

 

9º – Gritos e Sussurros (Ingmar Bergman, 1972)

Quando sua irmã adoece em virtude de um câncer implacável, Karin e Maria são obrigadas a retornar a casa onde construíram suas vidas em um momento passado, tendo que lidar com antigos fantasmas e a exasperação da figura da morte que cada vez mais engendra a família. Diferente do número dez desta lista, a figura da morte aparece aqui como estrutura destrutiva para a família, um fardo inexorável. Esse fardo acaba por juntar na mesma casa indivíduos torturados pelo tempo. Há um descompromisso com tudo ao redor, e o sofrimento da irmã doente, ao invés de trazer dor às irmãs, traz repulsa. Obra-prima de Ingmar Bergman em todas as suas instâncias, ‘Gritos e Sussurros’ é um dos filmes que adentram a vida do espectador como agente transformador. É impossível assistir este filme e continuar o mesmo após o seu término.

 

8º – 21 Gramas (Alejandro González Iñárritu, 2003)

Um trágico acidente trabalha por unir diversos personagens distintos. O acaso aqui atua para trazer sofrimento e dor aos personagens. Cada desnivelamento da trama é cruel com os personagens, lhes imputando encargos pesados demais para serem suportados. A morte aparece aqui em várias instâncias, sempre promovendo uma autoanálise por parte dos indivíduos atingidos direta ou indiretamente.

Continua na Próxima Página