Dono de uma filmografia enorme, tendo atuado em mais de 100 produções, Paul Giamatti se notabiliza por seu estilo único, pautado sempre por um senso de melancolia e paranoia inerentes à sua personalidade em tela. Giamatti regeu suas oportunidades na sétima arte, na grande maioria das vezes, em papéis secundários, servindo como ponto de apoio para a trama se desenvolver. No entanto, nas vezes em que obteve a oportunidade de comandar uma obra, o fez de maneira magistral.
10º – Ganhar ou Ganhar – A Vida é um Jogo (Tom McCarthy, 2011)
Um homem de meia-idade, com uma carreira claudicante como advogado e técnico de luta-livre no colegial de uma escola, tem sua vida alterada quando um jovem desajustado é colocado sob sua tutela. Expondo os caminhos tangidos pelo simples acaso que a vida pode tomar, o filme apresenta uma visão otimista sobre o ser humano e seu comportamento no mundo. Aqui, Giamatti tem a oportunidade de comandar a obra, proporcionando ao espectador uma atuação consistente.
9º – O Resgate do Soldado Ryan (Steven Spielberg, 1998)
Seguindo os passos de um pelotão americano, em meio à segunda guerra mundial, o filme possui como ponto central destrinchar a batalha daqueles homens pela simples possibilidade de sobreviver. Paul Giamatti, novamente, acaba não tendo um papel necessariamente importante para o desenvolvimento do filme, mas acaba se destacando mesmo com as limitações de seu personagem.
8º – Cosmópolis (David Cronenberg, 2012)
Frenético em todos os seus desnivelamentos, ‘Cosmópolis’ nos introduz na vida de um jovem bem-sucedido, em meio a um mundo futurista com uma aura pessimista, na sua jornada, através de um dia, para cortar seu cabelo. Somos apresentados a qualquer forma de intercâmbio social do indivíduo, aprendendo um pouco sobre a forma exacerbada daquela sociedade de reger a vida. Notabilizando-se como um dos filmes mais fracos da carreira de David Cronenberg, podemos destacar esta obra, unicamente, por sua grande conjunção de ótimos atores no elenco, incluindo Paul Giamatti. Confira a Crítica do Filme!
Continua na Próxima Página