Nesta lista, trouxemos dez filmes que não aderem a uma linha temporal tradicional em suas tramas. Os filmes citados abaixo utilizam o tempo como força propulsora para suas histórias, brincando com sua ordem natural. Histórias contadas de trás para frente, caminhos alternativos para os destinos dos personagens, tramas montadas em capítulos fora de ordem e conceitos relativos aos sonhos combinados com a realidade aparente, tudo utilizado para explicitar o caráter inexorável do tempo ao seu espectador.
10º – A Chegada (Denis Villeneuve, 2016)
Após o aparecimento de estranhas naves, possivelmente, alienígenas em diversos locais do planeta, o exército americano, cuidando do objeto que pousou sobre o seu território, convoca os serviços de uma linguista para tentar se comunicar com a nave e entender a motivação de tudo aquilo. Dirigido por Denis Villeneuve, ‘A Chegada’ conta com uma trama concisa, trabalhando com a questão do tempo, além de brincar com o ordenamento natural da vida conhecido pelo ser humano. Confira a Crítica do Filme!
9º – Corra, Lola, Corra (Tom Tykwer, 1998)
Frenético, ‘Corra, Lola, Corra’ expõe uma trama simples: a busca de uma garota por uma quantia enorme de dinheiro para salvar seu endividado namorado. Outro ponto relevante da história: a garota possui unicamente 20 minutos para conseguir o dinheiro. Pérola do cinema alemão, o filme trabalha com vários desfechos para o destino de seus personagens, desprezando uma linha cronológica tradicional.
8º – Amnésia (Christopher Nolan, 2000)
Um homem com problemas em sua memória de curto prazo, inicia uma busca incessante pela descoberta da identidade do assassino de sua esposa. O filme possui uma linha cronológica inversa, contando a história de trás para frente, trabalhando com o sentido subjetivo de vida e a diversidade da substância humano no mundo.
Continua na Próxima Página