Consagrando-se como um dos maiores nomes da história do cinema, Stanley Kubrick consumou sua carreira pela imposição obsessiva da perfeição em seus filmes. Pouco preocupado com barreiras dogmáticas construídas na sétima arte, o cineasta, por diversas vezes, concebeu filmes polêmicos, fugindo ao comum. Dono de uma filmografia curta (dirigiu apenas 13 longas-metragens), Kubrick destaca-se pela qualidade ímpar de cada filme produzido. Aqui, trouxemos dez trabalhos fabulosos do diretor, mesmo entendendo que toda a sua filmografia é preciosa e, sem dúvidas, necessária aos fãs da sétima arte.
10º – Barry Lyndon (Stanley Kubrick, 1975)
A trama se desenvolve a partir da vida de um jovem irlandês pertencente a uma classe social baixa no século XVIII. O filme ganha sua dinamicidade quando o jovem acaba ganhando a confiança e o amor de uma viúva inclusa na parte nobre do lugar, vindo a conquistar seu lugar no alto escalão local. ‘Barry Lyndon’ possui um ritmo e atmosfera diferentes daquelas tradicionais do cinema de Stanley Kubrick, notabilizando-se por sua carga cadenciada, que explora cada nuance da trama em mais de três horas de filme.
9º – Dr. Fantástico (Stanley Kubrick, 1964)
Ambientado durante o auge da tensão entre EUA e a União Soviética, ‘Dr. Fantástico’ propõe um olhar sarcástico acerca da estupidez humana e a potência destrutiva de seus comportamentos erráticos no mundo.
8º – Spartacus (Stanley Kubrick, 1960)
A trama do filme traz a ascensão rebelde de um escravo contra uma decadente República Romana. Possuindo mais de três horas de duração, ‘Spartacus’ chama a atenção por sua história bem construída e a atuação irretocável de Kirk Douglas à frente do protagonista.
Continua na Próxima Página