Maior expoente do cinema adolescente em toda a história da sétima arte, John Hughes é o nome responsável por formar dezenas de crianças e adolescentes das décadas de 1980, 1990 e 2000. Seus filmes são potentes. Mesmo concentrado no gênero da comédia, o cineasta teve como maior virtude a arte de elevar conceitos sérios sobre a vida do ser humano enquanto provocava risos no espectador. Os filmes listados abaixo não ficam restringidos apenas ao trabalho de John Hughes como diretor, pegando obras em que o cineasta produz somente o roteiro. Vamos à lista!
10º – As Grandes Férias (Howard Deutch, 1988)
Um homem espera passar dias tranquilos e aprazíveis com sua família no período de férias em uma casa de campo. No entanto, quando seu cunhado aparece para fazer companhia a ele e sua família, a paz do homem se encontrará em risco. Hilário em cada resolução de conflito da trama, ‘As Grandes Férias’ ainda reúne Dan Aykroyd e John Candy como personagens centrais. Aqui, John Hughes contribui com o roteiro, deixando a encargo de Howard Deutch a direção.
9º – Férias Frustradas de Natal (Jeremiah S. Chechik, 1989)
O natal da família Griswold promete ser algo grandioso aos olhos de seus integrantes. No entanto, a aparição de familiares não convidados, a convivência com vizinhos nada aprazíveis e a tradicional falta de traquejo social da família elevarão diversos contratempos. ‘Férias Frustradas de Natal’ é um dos maiores expoentes do natal na sétima arte. Um filme incrível por sua simplicidade na construção de roteiro. Roteiro que é concebido por John Hughes, nutrindo a tradicional excelência do cineasta. Leia Nossa Crítica do Filme!
8º – Mulher Nota Mil (John Hughes, 1985)
Dois adolescentes criam uma ferramenta que promete desenvolver a mulher perfeita. Quando decidem testar o experimento, ambos conseguem dar vida a tão sonhada mulher. No entanto, a criação da mulher perfeita colocará os jovens nas mais diversas confusões. ‘Mulher Nora Mil’ possui os elementos mais tradicionais em filmes adolescentes da década de seu lançamento. Um bom filme, que possui como principal atrativo a presença da atriz e modelo Kelly LeBrock.
Continua na Próxima Página