10 Filmes Incríveis Sobre a Adolescência

7º – American Pie (Paul Weitz, 1999)

Simples em seus objetivos, o filme apresenta várias histórias de alguns jovens em seus períodos decisivos na passagem do colegial para a tão sonhada vida universitária. Filme de grande sucesso do final da década de 1990, ‘American Pie’ deu novas diretrizes a este nicho do cinema, sendo copiado (em modelos muito menos produtivos, é claro) até hoje.

 

6º – Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer (Alfonso Gomez-Rejon, 2015)

Adentraremos às vidas de Greg, um adolescente criativo e focado em passar o período escolar sem se destacar aos demais, seu amigo Earl, uma espécie de espelho dos construtos do amigo, e Rachel, uma adolescente que descobrira recentemente um câncer. O filme possui um ritmo assertivo, explorando cada nuance da adolescência no contexto americano, separando sua história em duas vertentes distintas, uma alegre e a outra lidando com a dor de determinados fatos da trama.

 

5º – Gatinhas e Gatões (John Hughes, 1984)

O filme traz todos os nuances mais simbólicos da adolescência, deixando o espectador acompanhar os passos de uma jovem em meio às incertezas de sua vida. ‘Gatinhas e Gatões’ é dirigido pelo lendário John Hughes, notabilizando-se como um dos grandes nomes do subgênero na década de 1980.

 

4º – Eu, Christiane F. – 13 Anos, Drogada e Prostituída (Uli Edel, 1981)

Adentrando ao cenário efervescente de Berlim, na década de 1970, o filme explora a adolescência de uma jovem e a sua infeliz derrocada às drogas. Triste e perturbadora, a história oferece um retrato cru sobre os perigos da adolescência e seus ciclos sociais sempre erráticos.

Continua na Próxima Página