3º – Juno (Jason Reitman, 2007)
Após acidentalmente ficar grávida, uma adolescente terá que lidar com o fato e aprender a moldar sua vida às rotinas de sua nova jornada no mundo. Dinâmico e leve, ‘Juno’ consegue trazer ao debate de seu espectador temas complexos, sem, no entanto, deixar que o filme perca ritmo.
2º – Superbad (Greg Mottola, 2007)
Dois adolescentes no último ano de escola vão ter que lidar com seus planos futuros para o ingresso na faculdade e, ainda, tentarem aproveitar o máximo seus últimos momentos de falta de responsabilidade. ‘Superbad’ é um filme que alcança seu sucesso, principalmente, pelo seu senso despretensioso e sua dupla de protagonistas produtivos.
1º – Clube dos Cinco (John Hughes, 1985)
Cinco adolescentes, cada um representando um estereótipo tradicional da época, vão ter que passar um tarde inteira na detenção da escola em que estudam pelos mais diversos motivos. Clássico da década de 1980, ‘Clube dos Cinco’ é um viagem ao interior da conturbada psique adolescente, vislumbrando o processo de construção de identidade daqueles indivíduos e suas eventuais dores e prazeres.