Top10: Dez Filmes Nostálgicos Que Você Precisa Assistir

 

7º – A Rotina Tem Seu Encanto (Yasujirô Ozu, 1962)

Trabalhando em sua trama com a rigidez moral e com a potência dos costumes na cultura japonesa, ‘A Rotina Tem Seu Encanto’ eleva personagens em suas jornadas claudicantes no mundo. Obra-prima de Yasujirô Ozu, este filme apresenta uma visão nostálgica acerca do ser humano, sempre com resoluções leves e aprazíveis.

 

6º – Enquanto Somos Jovens (Noah Baumbach, 2014)

Um casal de meia-idade resolve começar uma amizade com dois jovens, embarcando nas aventuras da juventude. Apesar de alocar-se no gênero da comédia, o filme trabalha com a figura inexorável do tempo, evidenciando dois indivíduos que sofrem pelo tempo que passou, tornando o presente uma figura dolorosa e aversiva.

 

5º – Paris, Texas (Wim Wenders, 1984)

Após passar vários anos desaparecido, um homem é encontrado vagando sem rumo pelo deserto. Após isso, o homem retorna para os cuidados de seu irmão, evitando responder sobre possíveis motivações para o seu desaparecimento, decidindo retomar questões inacabadas com seu filho pequeno e sua esposa. Doce em cada investida, ‘Paris, Texas’ é uma obra contemplativa, trabalhando sobre os aspectos erráticos da vida humana, sempre propondo um olhar empático.

 

4º – Os Goonies (Richard Donner, 1985)

Na trama, um grupo de garotos embarca em uma caça ao tesouro, enfrentando os mais diversos empecilhos no trajeto. ‘Os Goonies’ é um filme que marcou a vida de várias pessoas, trazendo uma saudade de um tempo que já não existe a cada revisitação. No entanto, o fato de ter pertencido a fragmentos importantes de nossas vidas não é o único elemento que traz nostalgia. Todo o filme, em especial a sua atmosfera única, emitem um senso nostálgico ao espectador.

Continua na Próxima Página