Top10: Dez Filmes Nostálgicos Que Você Precisa Assistir

 

3º – Flores Partidas (Jim Jarmusch, 2005)

Temos aqui um filme todo sobre o passado. ‘Flores Partidas’ nos mostra como a exacerbação de fatos passados podem ser extremamente danosos ao ser humano. Mais precisamente, danoso ao presente. Nutrindo toda uma carga filosófica, com embasamento nas teorias de Nietzsche, este filme é duro. Apesar de ter um pé na comédia, a história é cruel, seja com o espectador ou com seus personagens.

 

2º – A Vida é Doce (Mike Leigh, 1990)

O filme destrincha o soturno interior das vidas de vários integrantes de uma família de classe média da Inglaterra. O dia a dia corrido, eventuais vícios, romances e, principalmente, o sofrimento de cada personagem é trazido ao espectador. Nutrindo a tradicional potência do cinema de Mike Leigh, ‘A Vida é Doce’ é um filme sobre a vida, sem, no entanto, ter os fragmentos atenuantes que obras como esta costumam trazer. O fator nostálgico que faz com este filme esteja nesta lista se deve à sua atmosfera  de algo prestes a se esfacelar.

 

1º – Juventude (Paolo Sorrentino, 2015)

A trama traz alguns fragmentos das vidas de dois homens de terceira idade, mostrando as construções morais de ambos, as formas com que eles encaram a morte e, claro, a constituição atuante do passado. Dirigido pelo italiano Paolo Sorrentino, ‘Juventude’ é uma obra construída em sua completude para tratar sobre os aspectos do passado, sempre se pautando na tradicional beleza com que o cineasta consegue conceber seus planos.

Qual Filme Você Incluiria Nesta Lista? Comente Abaixo!