Top10: Dez Filmes Biográficos Que Você Precisa Conhecer

 

7º – Touro Indomável (Martin Scorsese, 1980)Obra-prima de Martin Scorsese, o filme segue a história de vida do boxeador Jake LaMotta, expondo cada meandro de sua trajetória autodestrutiva do mundo. ‘Touro Indomável’ transcende o gênero biográfico, entregando uma história que se molda de forma assertiva, com construções de personagens impecáveis, uma direção habilidosa, uma fotografia estonteante e uma das maiores atuações da história do cinema propiciada pelo ator Robert De Niro.

 

6º – Capote (Bennett Miller, 2005)O filme segue um fragmento da vida do escritor Truman Capote, expondo sua decisão de escrever um polêmico livro baseados em alguns assassinos. ‘Capote’ é cadenciado, trabalhando com uma trama que ganha a sua substância nos momentos mais calmos da história, possuindo como ponto de maior destaque a ótima atuação do ator Philip Seymour Hoffman.

 

5º – A Teoria de Tudo (James Marsh, 2014)Exploraremos a vida de Stephen Hawking, entendendo mais sobre sua mente brilhante, assim como os caminhos do homem em seu cotidiano. Sempre se valendo de uma edição rápida e uma direção habilidosa, ‘A Teoria de Tudo’ apresenta os pontos mais relevantes da história do personagem central sem se fazer lento ou insosso.

 

4º – Sede de Viver (Vincente Minnelli, 1956)A trajetória turbulenta de Vincent van Gogh é destrinchada pelo filme, mostrando os momentos preponderantes da sua derrocada à loucura. ‘Sede de Viver’ é regular em seu compêndio geral, nutrindo um ritmo cadenciado, preocupado em esmiuçar cada meandro dos momentos investigados da vida do personagem. O ponto de maior qualidade do filme é, sem dúvidas, a atuação irretocável de Kirk Douglas à frente do protagonista.

Continua na Próxima Página