Top10: Dez Filmes de Terror da Década de 1970

 

7º – Despertar dos Mortos (George A. Romero, 1978)Após uma epidemia zumbi, algumas pessoas não acometidas pelo vírus procuram abrigo em um shopping, tendo que evitarem que as criaturas cheguem até elas. Dirigido por George A. Romero, ‘Despertar dos Mortos’ acrescenta vários elementos do que havia começado em ‘A Noite dos Mortos-Vivos’, propondo ao espectador uma trama simples, mas extremamente eficaz em sua proposta.

 

6º – Suspiria (Dario Argento, 1977)Uma novata ingressa em uma academia de balé, somente para descobrir que o local está sendo acometido por estranhos assassinatos. Pertencente ao cinema do italiano Dario Argento, ‘Suspiria’ foge aos padrões comuns do gênero, construindo um filme esteticamente impecável, com uma fotografia quente e inesquecível, uma história envolvente e uma trilha sonora potente.

 

5º – Inverno de Sangue em Veneza (Nicolas Roeg, 1973)Após a trágica morte de sua filha pequena, um casal pretende lidar com o processo de luto em uma viagem a Veneza. Porém, conforme o tempo do casal avança na cidade, estranhos eventos começam a acontecer, ligando o evento trágico recente de suas vidas com novos elementos aterradores. ‘Inverno de Sangue em Veneza’ é inteligente em sua proposta, trabalhando com uma trama que assusta pela entrega de fragmentos ao espectador de forma dosada. Outro ponto crucial para o sucesso do filme é a belíssima atmosfera que o diretor Nicolas Roeg consegue criar, deixando tudo mais soturno e rústico, sendo assustadora por si só.

 

4º – Alien – O Oitavo Passageiro (Ridley Scott, 1979)Os tripulantes de uma estação espacial decidem investigar um estranho sinal que aparecera no radar do ambiente. Conforme procedem com a averiguação, um de seus tripulantes é atacado por uma estranha criatura. No entanto, o que parecera simples, acaba se revelando mortal, desencadeando no surgimento de uma criatura que evolui rapidamente, colocando em risco todas a estação. Ridley Scott traz aqui o filme de sua vida, com uma construção de horror e suspense alocados em poucos cenários, uma forma assertiva de entregar ao espectador a figura antagonista da trama, aumentando o impacto da obra, e, ainda, elevando efeitos visuais precisos.

Continua na Próxima Página