7º – Pecados Íntimos (Todd Field, 2006)O filme explora a vida de vários personagens distintos, ligados apenas por laços erráticos de suas jornadas. ‘Pecados Íntimos’ é um filme rústico, trazendo unicamente componentes ingratos em sua trama. Talvez o termo exato não seja pessimista na essência do compêndio de cenas, mas, sim, realista. No entanto, a escolha de somente trazer fatos ruins do mundo torna possível a inserção deste filme na lista.
6º – Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)Um taxista se vê cada vez mais inserido em uma realidade pouco aprazível nas noites em Nova York. Pouco a pouco, o homem, envolto em uma rotina solitária, começa a perder o contato com a realidade, colocando em risco sua sanidade mental. Pertencente ao cinema de Martin Scorsese, ‘Taxi Driver’ elenca uma grande gama de eventos negativos presentes na humanidade, dando um olhar negativo até mesmo aos eventuais heróis da trama.
5º – Luz de Inverno (Ingmar Bergman, 1963)Um padre, mediante os eventos cada vez mais cruéis à sua volta, perde sua fé nos meandros que compreendem sua escolha de vida, vindo a sofrer por isso e prejudicar as pessoas que frequentam a sua igreja. Obra-prima de Ingmar Bergman, ‘Luz de Inverno’ é um filme potente e frio em seus caminhos, trazendo uma realidade pouco substancial da vida humana. Aqui, a genialidade de Bergman dá ainda mais densidade ao tema pesado, propiciando ao espectador uma experiência única.
4º – Felicidade (Todd Solondz, 1998)Trazendo vários fragmentos das vidas de personagens diversos, o filme mostra a busca inerente humana pela figura da felicidade, expondo, na verdade, exatamente o oposto. Ousado, ‘Felicidade’ é uma obra que explicita cada arco errático contido em uma patológica sociedade tradicional. Um filme que mescla comédia e drama, sempre se valendo do lado podre da humanidade.
Continua na Próxima Página