10 Filmes Sobre as Incertezas da Vida

 

7º – Perdidos na Noite (John Schlesinger, 1969)Um jovem de uma cidade pequena decide tentar a vida em uma grande metrópole, esperando melhorar a qualidade de seu dia a dia e encontrar bons empregos. No entanto, a realidade do lugar se revela muito menos aprazível do que ele esperava. Agora, cabe a ele superar as dificuldades encontradas, contando com a ajuda de um vigarista frustrado. ‘Perdidos na Noite’ é triste por trazer de forma explicita o modo que o ser humano é abalado psicologicamente quando enfrenta uma frustração muito grande. No entanto, mais do que isso, mostra como nós conseguimos superar as mais diversas dificuldades quando resolvemos aderir à figura da camaradagem.

 

6º – A Vida é Doce (Mike Leigh, 1990)O filme explora o cotidiano intenso de uma família de classe média de Londres. Entenderemos mais sobre o modo de cada integrante dessa família agir, vislumbrando seus prazeres e sofrimentos. Mike Leigh apresenta um filme ousado, potente em sua proposta geral, com momentos leves e pesados. Aqui, mais do que as incertezas da vida, o filme explora a tentativa de ignorar eventuais instâncias problemáticas do dia a dia dessa família, tentando sempre mudar o rumo de suas vidas.

 

5º – Faça a Coisa Certa (Spike Lee, 1989)Destrincharemos o cotidiano de vários personagens, sempre tendo como pano de fundo a forte onda de calor do Brooklyn. ‘Faça a Coisa Certa’ é estonteante em sua construção estética, com planos que ultrapassam o entendimento habitual de história. A inserção do filme nesta lista se deve ao fato de investigarmos a síntese dos personagens da história, entendendo sobre o modo social daquele lugar agir.

 

4º – Inside Llewyn Davis (Joel e Ethan Coen, 2013)Um músico claudicante tenta sobreviver ao cenário exacerbado e pouco aprazível da música nos anos 1960. Dirigido pelos irmãos Coen, o filme apresenta a figura de um personagem desajustado de seu meio social, desmembrando cada meandro que compreende seu modo quase aleatório de reger o seu dia a dia.

Continua na Próxima Página