Top10: Dez Filmes Sobre o Processo de Construção de Identidade no Ser Humano

 

7º – Três é Demais (Wes Anderson, 1998)Acompanharemos o cotidiano estudantil de um adolescente completamente diferente do comum, vendo o jovem se apaixonar por uma professora, iniciar um amizade com um homem de meia-idade e, ainda, lidar com os nuances de sua relação com seu melhor amigo. Dirigido por Wes Anderson, ‘Três é Demais’ é uma comédia que consegue retratar as turbulências da adolescência, conseguindo atenuar os fatos mais rústicos da fase pela exposição suave de cenas.

 

6º – Jovem e Bela (François Ozon, 2013)Após perder a virgindade, uma jovem decide iniciar uma rotina como prostituta, alterando completamento os caminhos de sua vida. ‘Jovem e Bela’ é uma pérola do cinema francês. Um filme que consegue traçar um paralelo diferente sobre os meandros da sexualidade, optando por fazer um contraponto com a construção patológica de identidade na personagem central.

 

5º – Amador (Krzysztof Kieslowski, 1979)Um homem adquire uma câmera para registrar os primeiros momentos de seu filho que está por nascer. Entretanto, algo que deveria ser apenas uma opção de lazer, acaba se tornando uma verdadeira obsessão. ‘Amador’ é um filme sobre a construção de sentido para a jornada de um indivíduo no mundo. Rústico em suas investidas, a obra jamais oferece elementos para atenuar os conceitos trilhados pela história.

 

4º – Tomboy (Céline Sciamma, 2011)Após se mudar para uma nova casa, uma garota de 10 anos de idade resolve contar para seus vizinhos que, na verdade, é um homem. Filme sincero sobre os nuances da infância, ‘Tomboy’ também estuda o processo de construção de identidade que todos nós passamos, elencando as eventuais dúvidas e incertezas.

Continua na Próxima Página