3º – Acossado (Jean-Luc Godard, 1960)Um ladrão, após roubar um carro e matar um policial, empreende uma fuga frenética com a figura de uma jovem estudante. Aqui, Jean-Luc Godard apresenta um filme simples em sua construção central de trama, mas extremamente coeso nas propostas secundárias, prezando sempre por trabalhar com planos imersivos, que capturem completamente a atenção de seu espectador. Obra indispensável da ‘nouvelle vague’.
2º – Os Incompreendidos (François Truffaut, 1959)Acompanharemos o cotidiano turbulento de um garoto em sua vida escolar, com sua família e pelas ruas de Paris, entendendo mais sobre sua forma de lidar com as instâncias do mundo. Primeiro filme da carreira de François Truffaut, ‘Os Incompreendidos’ é um dos filmes que mais conseguem abordar de forma assertiva o fenômeno da infância, fornecendo um olhar sincero sobre os meandros que compreendem a fase.
1º – Hiroshima, Meu Amor (Alain Resnais, 1959)Uma atriz francesa encontra-se em Hiroshima para a gravação de um filme. Em um lugar ainda vivendo os horrores que a bomba nuclear trouxera anos antes, a atriz desenvolverá um intenso romance com um homem local. Obra-prima de Alain Resnais, ‘Hiroshima, Meu Amor’ é impecável em sua construção estética, trazendo uma trama envolvente, ganhando toda a sua substância ao lidar com a figura rústica do tempo.
Qual Filme Você Incluiria Nesta Lista? Comente Abaixo!