Top10: Dez Filmes Para Conhecer o Cinema de Mike Nichols

 

3º – Closer – Perto Demais (Mike Nichols, 2004)O filme é fragmentado nas vidas de dois casais que têm suas trajetórias cruzadas, alterando a substância de seus vínculos afetivos. Aqui, Mike Nichols propõe um filme de romance que foge às concepções tradicionais do gênero, com uma história potente e que se altera a cada cena superada.

 

2º – Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Mike Nichols, 1966)Passaremos uma noite em companhia de um casal de meia-idade em crise no seu relacionamento. O filme ganha sua substância exatamente ao estudar os meandros erráticos que compreendem esse relacionamento já defasado, bem como teremos um contraponto com a figura de um jovem casal que é convidado para a casa. Obra-prima de Mike Nichols, ‘Quem Tem Medo de Virginia Woolf?’ possui um roteiro inteligente, deixando toda a dinamicidade do filme concentrada nos longos diálogos que cada cena expõe. Outro ponto que eleva a qualidade da obra é a presença de uma dupla de atores incríveis, com Richard Burton e Elizabeth Taylor. Opção espetacular no interior do cinema de Mike Nichols.

 

1º – A Primeira Noite de um Homem (Mike Nichols, 1967)Um jovem que vive os dilemas do início da fase adulta acaba descobrindo que a mãe de sua nova namorada é uma mulher com que tivera um caso algum tempo atrás. Agora, o jovem terá que lidar com as consequências desse fato em sua vida e na de todos a sua volta. Marco da década de 1960, ‘A Primeira Noite de um Homem’ é irretocável da primeira à última cena, com uma trama que consegue esmiuçar todos os nuances que compreendem o início da fase adulta no ser humano e as eventuais responsabilidades do período. Assim como grande parte do cinema de Mike Nichols, este filme possui uma grande atuação que tira a trama do lugar comum. E, neste caso, a grande atuação se concentra exclusivamente no ator Dustin Hoffman, atingindo um dos grandes momentos de sua longa carreira.

Qual Filme Você Incluiria Nesta Lista? Comente Abaixo!