Top10: Dez Filmes Sobre a Velhice

 

7º – O Segredo de Vera Drake (Mike Leigh, 2004)Uma dona de casa empreende parte do seu dia a dia fazendo abortos em jovens diversas. Tudo vai bem até que uma das mulheres atendidas tem um problema grave, dando às autoridades o nome da responsável pelo aborto. Agora, a dona de casa terá que lidar com as consequências de seus atos na vida de sua família. ‘O Segredo de Vera Drake’ é um filme conceitualmente triste, não empregando a figura de culpados pelos contratempos expostos, simplesmente trazendo sua história cruel com seus personagens e com o espectador.

 

6º – Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016)Uma crítica de música aposentada decide brigar para preservar o prédio em que mora, evitando as investidas de uma empresa que quer derrubá-lo, sendo a última moradora do lugar. ‘Aquarius’ trabalha com as problemáticas ao presente da figura empedernida do passado, trazendo a história de uma mulher presa aos eventos mais significantes de sua história no mundo. A figura da luta pelo prédio em que mora, um lugar cheio de memórias e lembranças vivas de um período que já não existe, é exatamente a força propulsora que tira a mulher desse estado empedernido, dando a ela uma nova história para desfrutar.

 

5º – Uma História Real (David Lynch, 1999)Um homem de idade decide cruzar o país em um pequeno trator, a fim de visitar um irmão doente com quem não conversa há muito tempo. Obra mais distinta na filmografia de David Lynch, ‘Uma História Real’ apresenta uma história encantadora, elevando o conceito de perseverança intrínseco à essência humana no mundo.

 

4º – As Confissões de Schmidt (Alexander Payne, 2002)Um homem de idade decide cruzar o país para ver o casamento de sua filha. No entanto, o trajeto até seu objetivo acaba revelando mais coisas sobre sua própria essência do que o homem gostaria de saber. ‘As Confissões de Schmidt’, apesar de alocar-se no gênero de comédia, é um filme triste, expondo todos os meandros soturnos da vida de um homem condenado por seu próprio comportamento.

Continua na Próxima Página