Top10: Especial Nietzsche – Dez Filmes Sobre o Conceito de Eterno Retorno

 

7º – Os Goonies (Richard Donner, 1985)Um grupo de amigos empreende uma jornada atrás de um tesouro perdido, a fim de salvar a casa de um deles. ‘Os Goonies’ se insere nesta lista por trabalhar com a figura do presente como fator substancial para a vida dos personagens dispostos a cada plano. Além dessa instância, o filme ainda consegue captar de forma única os nuances da infância.

 

6º – Os Sete Samurais (Akira Kurosawa, 1954)Um vilarejo pobre contrata os serviços de alguns samurais para defender o lugar das constantes investidas de bandidos. ‘Os Sete Samurais’, obra-prima irretocável de Akira Kurosawa, está nesta lista devido à presença do personagem interpretado pelo ator Toshirô Mifune, um homem que encara as instâncias do mundo como fonte substancial de prazer, aproveitando cada fragmento de seu dia a dia intenso, não importa o quão difícil ele seja.

 

5º – Flores Partidas (Jim Jarmusch, 2005)Envolto em uma rotina pouco substância, um homem de meia-idade empreende uma jornada atrás de um possível filho que tivera décadas antes. O homem procurará todas as mulheres de seu passado, buscando pistas sobre o seu filho. ‘Flores Partidas’, apesar de alocar-se no gênero de comédia, eleva uma aura melancólica para o desencadear de cenas, explicitando um homem preso ao passado, incapaz de viver o presente de forma assertiva.

 

4º – Curtindo a Vida Adoidado (John Hughes, 1986)Um adolescente decide matar um dia de aula, aproveitando o dia com seus amigos e passando pelas mais diversas confusões. Clássico de John Hughes, ‘Curtindo a Vida Adoidado’ é um dos maiores filmes da década de 1980, trazendo uma trama simples em sua atmosfera, mas extremamente significante na exploração dos conceitos trilhados por seu personagem central. Aqui, sempre aproveitando da figura de seu protagonista, o filme pode ser embasado pela conceito de eterno retorno, com um indivíduo que demonstra a cada cena transposta ao espectador seu amor pelo presente.

Continua na Próxima Página