7º – Juventude (Paolo Sorrentino, 2015)Dois amigos, já na terceira idade, se encontram em uma espécie de resort, discutindo sobre eventos significantes do passado, o grau efêmero do presente e a inexorável proximidade da morte. Obra-prima do diretor italiano Paolo Sorrentino, ‘Juventude’ adentra a um âmago pouco valorizado em qualquer forma de mídia, estudando a vida na terceira idade. O filme ainda nos propicia duas atuações irretocáveis dos atores Michael Caine e Harvey Keitel.
6º – Buffalo ’66 (Vincent Gallo, 1998)Na trama, um homem desajustado decide sequestrar uma mulher para apresentá-la como sua namorada aos seus pais, resultando em uma série de conflitos aos dois. ‘Buffalo 66’ é uma comédia diferente, trabalhando com um humor mais sutil, sempre com situações rústicas. Aqui, ainda temos as boas atuações de Vincent Gallo (que também faz o roteiro e dirige o filme) e Christina Ricci engrandecendo as cenas.
5º – Marty (Delbert Mann, 1955)Envolto em uma rotina pouco substancial, um homem de meia-idade, com um relacionamento muito forte com sua mãe, acaba se apaixonando por uma mulher e iniciando um novo romance. Agora, cabe a ele tentar quebrar alguns laços erráticos de sua relação com a mãe e construir uma nova vida. ‘Marty’ entrega ao seu espectador um drama potente, inserindo-se em um âmbito familiar muito trabalhado pela sétima arte, escolhendo os melhores fragmentos de cenas para contar as histórias de seus personagens.
4º – Adaptação (Spike Jonze, 2002)Na trama, um roteirista de meia-idade se envolve em um novo projeto que tira completamente o seu sono, tendo que lidar ainda com a figura de seu irmão gêmeo, um homem exatamente o oposto de sua personalidade. ‘Adaptação’ é inteligente e complicado, expondo uma história que se modifica a cada cena superada. Boa direção, um roteiro espetacular e a atuação irretocável de Nicolas Cage como o protagonista tornam este filme imperdível.
Continua na Próxima Página