Top10: Dez Filmes Que Exploram o Conceito de Vingança

 

7º – Oldboy (Chan-wook Park, 2003)Após ser aprisionado, sem nenhuma explicação, por mais de uma década em uma espécie de quarto, um homem é solto e terá que se readaptar ao compêndio social que compreende o mundo, assim como buscar vingança e respostas. Um dos maiores filmes da história do cinema sul-coreano, ‘Oldboy’ é impecável da primeira à última cena, expondo ao espectador uma trama irresistível e implacável ao transpor toda a violência tradicional dos filmes daquele país.

 

6º – Cabo do Medo (Martin Scorsese, 1991)Recentemente solto da prisão, um homem busca vingança contra o advogado responsável por sua prisão, atormentando a família do indivíduo em um jogo perverso. Pérola do cinema de Martin Scorsese, ‘Cabo do Medo’ é um remake de uma obra da década de 1960 (baseado em um romance de John D. MacDonald), conseguindo, no entanto, ser ainda melhor que o original. Toda a carga de suspense que Scorsese preza por construir ao trazer cada meandro da trama consegue deixar o espectador tenso a cada fragmento ultrapassado. Um filme que ainda conta com atuações fabulosas dos atores Robert De Niro e Nick Nolte.

 

5º – A Morte e a Donzela (Roman Polanski, 1994)Convencida de que um convidado de seu marido é um homem que a torturara anos antes, uma mulher decide fazer o indivíduo de refém, iniciando uma noite paranoica atrás da confissão dele. ‘A Morte e a Donzela’ talvez seja um filme pouco reconhecido tanto na filmografia do diretor Roman Polanski quanto da atriz Sigourney Weaver. No entanto, o que temos aqui é uma verdadeira obra-prima do cinema. Um filme que consegue prender a atenção do espectador do começo ao fim, sempre trabalhando com cenas pesadas e potentes conceitualmente.

 

4º – Eu Vi o Diabo (Jee-woon Kim, 2010)Após sua esposa ser brutalmente assassinada por um serial killer letal, um homem buscará vingança a qualquer custo contra o assassino. Outra pérola do cinema sul-coreano nesta lista, ‘Eu Vi o Diabo’ quebra com os padrões comuns de filmes com essa temática, invertendo papéis entre os personagens centrais, resultando em um ritmo frenético transposto ao espectador.

Continua na Próxima Página