Top10: Dez Filmes Que Mostram o Caráter Efêmero da Vida

Nesta lista, trouxemos filmes que mostram o caráter efêmero da vida. Abaixo, procuramos incluir obras que trabalhem em suas tramas com a passagem inexorável do tempo, explicitando como nossas jornadas no mundo passam de forma rápida. Entre os assuntos tratados pelos filmes, estão a questão da sexualidade, a importância de nossa personalidade para uma vida de qualidade, o prazer oculto na rotina, o arco agressivo da velhice e, por fim, o poder do acaso. Vamos à lista!

 

10º – Primavera, Verão, Outono, Inverno… E Primavera (Ki-duk Kim, 2003)O filme explora a vida de um jovem que vive com um monge budista em um templo flutuante, investigando vários fragmentos de sua jornada, assim como explicitando a figura inexorável do tempo. Obra-prima de Ki-duk Kim, este filme trabalha sobre as instâncias mais básicas que compreendem a vida humana, com a exposição contínua dos pequenos detalhes que dão substância ao nosso dia a dia.

 

9º – O Declínio do Império Americano (Denys Arcand, 1986)Vários amigos discutem sobre os diversos caminhos que suas vidas tomaram em um fim de semana juntos, explorando conceitos como sexualidade, trabalho, amizade, dia a dia e morte. ‘O Declínio do Império Americano’ é leve, conseguindo tratar de vários temas difíceis de uma forma simples e aprazível, trabalhando por explicitar, também, o caráter efêmero de vários compêndios da vida.

 

8º – Touro Indomável (Martin Scorsese, 1980)Exploraremos vários fragmentos da vida do boxeador Jake LaMotta, entendendo mais sobre o seu modelo exacerbado de reger seu comportamento mediante a sociedade, assim como teremos um vislumbre de seu talento indissociável para o boxe. ‘Touro Indomável’ é duro em suas investidas, mostrando o grau destrutivo que determinadas atitudes podem ter no pleno desenvolvimento de uma pessoa. Um filme impecável, com uma direção produtiva de Martin Scorsese, um roteiro conciso e dinâmico, uma cinematografia estonteante e duas atuações fabulosas dos atores Robert De Niro e Joe Pesci.

Continua na Próxima Página