Top10: Dez Filmes Que Mostram o Caráter Efêmero da Vida

 

7º – A Rotina Tem Seu Encanto (Yasujirô Ozu, 1962)Na trama, teremos uma clara noção do dia a dia habitual de vários personagens, aprendendo sobre suas obrigações diárias, anseios, dores, prazeres e a despeito da forma de todos encarar as formas de intercâmbio social naquele lugar. Oriundo do cinema do lendário diretor japonês Yasujirô Ozu, ‘A Rotina Tem Seu Encanto’ não empreende uma trama com grandes pretensões, decidindo, simplesmente, mostrar todos os pequenos meandros que formam as vidas de vários indivíduos.

 

6º – Nebraska (Alexander Payne, 2013)Um senhor de idade decide cruzar o país para reivindicar um possível prêmio de loteria, apesar da insistência contrária de sua esposa e filhos. Na jornada, agora acompanhado por um de seus filhos, o homem terá lembranças de seu passado vindo à tona, além de ter que lidar com sua saúde cada vez mais debilitada. ‘Nebraska’, dirigido pelo ótimo Alexander Payne, é um filme que alterna entre comédia e drama, mostrando uma forma diferente de vida, resultando em uma história que beira a alcunha de obra-prima.

 

5º – Eu Te Amo, Eu Te Amo (Alain Resnais, 1968)Um homem decide ser cobaia de um experimento que altera a figura do tempo. No entanto, após algo dar errado, o homem fica preso em suas próprias lembranças, caminhando por diversos períodos de sua vida. ‘Eu Te Amo, Eu Te Amo’ traz o que de melhor há na filmografia de Alain Resnais, com uma trama envolvente e pesada conceitualmente.

 

4º – Vestígios do Dia (James Ivory, 1993)Acompanharemos alguns momentos da vida de um mordomo de um família importante do século XX, vislumbrando seu modelo moral rígido de lidar com o cerco social. O filme ganha a sua substância quando o homem percebe que entregara toda a sua vida por um ideal incerto e pouco substancial. Duro e poético a cada cena ultrapassada, esta obra-prima de James Ivory trabalha sobre o grau destrutivo que alguns valores tidos como regra em diversas sociedades possuem para a subjetividade de vários indivíduos. ‘Vestígios do Dia’ ainda nos oferece a maior atuação da carreira do ator Anthony Hopkins.

Continua na Próxima Página