Top10: Dez Filmes Incríveis da Década de 1980

 

7º – Curtindo a Vida Adoidado (John Hughes, 1986)Um adolescente decide matar um dia de aula para aproveitar o dia com sua namorada e melhor amigo. No decorrer desse dia, os três se envolverão nas mais diversas confusões, descobrindo pequenos fragmentos do que consiste a vida humana. ‘Curtindo a Vida Adoidado’ transpõe o simples gênero de comédia adolescente, entregando ao seu espectador uma trama com pequenas pinceladas em questões filosóficas extremamente relevantes (como a noção de eterno retorno, por exemplo).

 

6º – De Volta Para o Futuro – Parte II (Robert Zemeckis, 1989)Dando sequência aos eventos do primeiro filme, a trama agora coloca o nosso personagem, de fato, no futuro, tendo que resolver uma série de conflitos com sua família para ter sua realidade preservada. Este é, particularmente, o meu filme favorito da trilogia, sabendo trabalhar todos os fragmentos de história elevados no anterior e ainda construindo o aspecto do futuro de maneira irretocável.

 

5º – Os Caça-Fantasmas (Ivan Reitman, 1984)Um grupo de parapsicólogos decide abrir um novo negócio que tem como principal virtude caçar fantasmas pela cidade. Completo fracasso no começo, o lugar logo passa a ser uma grande sensação da cidade, colocando os homens que compõem o grupo para espantar fantasmas a todo momento. ‘Os Caça-Fantasmas’ é divertido, dinâmico e inteligente em suas investidas, expondo uma trama que eleva os elementos de maior qualidade da década de 1980.

 

4º – Platoon (Oliver Stone, 1986)Em meio à guerra do Vietnã, acompanharemos o dia a dia frenético de um pelotão, conseguindo ter um panorama bastante abrangente de vários indivíduos ali inseridos, assim como aprender sobre a carga destrutiva de uma guerra. Obra-prima de Oliver Stone, ‘Platoon’ é um dos maiores filmes de guerra já concebidos, contando com uma história potente e que não faz concessões ao espectador quando explicita o lado podre da humanidade.

Continua na Próxima Página