Top10: Dez Filmes Que Todo Amante de Psicologia Precisa Assistir

 

7º – Laranja Mecânica (Stanley Kubrick, 1971)Alocado em um futuro desalentador, o filme mostra a jornada errática de um jovem e sua gangue naquela sociedade, destruindo tudo por onde passam. Ganharemos a substância da história quando esse jovem é preso por um assassinato, recebendo a oportunidade de atenuar a sua pena se aceitar participar de um experimento científico. Obra-prima de Stanley Kubrick, ‘Laranja Mecânica’ exacerba os caminhos patológicos que uma sociedade apresenta, contando um história potente e com diversas ponderações sobre o cerne humano no mundo.

 

6º – Shame (Steve McQueen, 2011)Um homem na faixa dos trinta anos empreende uma jornada destrutiva em sua vida privada, envolto em uma compulsão por sexo que se insere em toda forma de intercâmbio social dele. O filme ganha sua substância quando a irmã do homem precisa ficar em sua casa, vindo a explicitar pequenos fatos pouco aprazíveis do passado. ‘Shame’ é rústico em seu arco central de história, se valendo da tradicional genialidade do diretor Steve McQueen ao captar cada plano, com a atuação magistral de Michael Fassbender para completar.

 

5º – Cisne Negro (Darren Aronofsky, 2010)Uma bailarina recebe a oportunidade de protagonizar um grande espetáculo de dança. No entanto, o processo de preparação para o evento acaba tirando, pouco a pouco, a sanidade da jovem, deixando-a em um briga entre realidade e alucinações. ‘Cisne Negro’ trabalha com uma trama que se altera a cada cena ultrapassada, permeado de reviravoltas e estudando de forma assertiva a figura de sua personagem central.

 

4º – Trinta Anos Esta Noite (Louis Malle, 1963)Acompanharemos pequenos fragmentos do dia a dia de um homem que acabara de sair de uma clínica para recuperação de viciados em álcool, vendo o quão melancólico é o modo dele agir sobre o mundo. Triste, ‘Trinta Anos Esta Noite’ expõe as consequências destrutivas que determinados vícios possuem ao cerco psicológico de uma pessoa, trazendo a figura da depressão que anda ao lado do personagem central.

Continua na Próxima Página