Top10: Dez Filmes Que Todo Amante de Psicologia Precisa Assistir

 

3º – Um Método Perigoso (David Cronenberg, 2011)O filme explora os momentos mais importantes do relacionamento conturbado entre Sigmund Freud e Carl Jung, dois dos maiores nomes da psicologia no século XXI, mostrando a forma de cada um pensar e agir sobre determinada instância do mundo. Dirigido por David Cronenberg, ‘Um Método Perigoso’ é um filme biográfico diferente, que consegue transpor uma dinamicidade ímpar ao espectador quando apresenta as histórias de seus dois personagens centrais.

 

2º – Bicho de Sete Cabeças (Laís Bodanzky, 2000)Um adolescente é pego por seus pais fazendo uso de drogas, sendo enviado para uma clínica psiquiátrica em virtude disso. No entanto, algo que, teoricamente, deveria ajudar o jovem na construção de sua vida, acaba destruindo qualquer aspecto social produtivo contido nele. ‘Bicho de Sete Cabeças’ é um obra-prima do cinema brasileiro proposto pela ótima Lais Bodanzky, se inserindo no cenário pouco aprazível das instituições psiquiátricas espalhadas pelo Brasil. Um filme que certamente tirará você do lugar comum, com várias perguntas sendo feitas sobre o cerne humano.

 

1º – Christine (Antonio Campos, 2016)Baseado em uma história real, o filme traz a história de uma jornalista de um canal de televisão de uma pequena cidade, expondo a vida solitária da mulher e sua busca incessante por subir de cargo em sua carreira. O filme ganha sua substância quando a mulher começa a perder o contato com a realidade, empreendendo, cada vez mais, um comportamento autodestrutivo em relação ao seu meio social. ‘Christine’ trabalha com uma personagem inserida em um estágio inexorável da depressão, contrastando, também, um possível Transtorno de Personalidade Borderline, trazendo todo o triste aspecto degenerativo nela. Um filme extremamente perturbador, não sendo recomendado para momentos de instabilidade emocional em virtude de seu conteúdo conceitual pesado.

Qual Filme Você Incluiria Nesta Lista? Comente Abaixo!