3º – A Última Noite (Spike Lee, 2002)Seguiremos as últimas 24 horas de liberdade de um homem condenado à prisão, entendendo sobre suas relações com o âmbito social, seus prazeres e desprazeres e, ainda, seu arrependimento por aquela situação. Pertencente ao cinema de Spike Lee, ‘A Última Noite’ consegue ser impactante utilizando cenas simples, colocando no peso do roteiro todo o brilho contido no filme.
2º – Clube da Luta (David Fincher, 1999)Envolto em uma rotina vazia em seu trabalho, um homem conhece um indivíduo completamente o oposto de sua personalidade que o fará mudar sua forma de encarar o mundo. Dirigido por David Fincher, ‘Clube da Luta’ trabalha com uma cinematografia escura, construções de cenas sempre diferentes e o estudo de personagens renegados para dar substância à sua história potente e surpreendente.
1º – A Outra História Americana (Tony Kaye, 1998)Após uma vida de atitudes extremas, um ex-neonazista percebe a implicação de seus atos na vida de sua família após sair da prisão. Intenso do começo ao fim, o filme evidencia como algumas atitudes erráticas influenciam na vida de outras pessoas próximas, promovendo, às vezes, danos irreparáveis.