Top10: Dez Filmes de Terror da Década de 1960

 

7º – Repulsa ao Sexo (Roman Polanski, 1965)Uma jovem comum inicia um processo doloroso de adoecimento psicológico após ser deixada sozinha em casa por sua irmã, flertando com a loucura ao passo que sua sexualidade reprimida começa a se manifestar. Obra-prima de Roman Polanski, ‘Repulsa ao Sexo’ é perturbador em seu desencadear de cenas, colocando a jovem Catherine Deneuve para passar por um verdadeiro inferno psicológico sem saída.

 

6º – Kwaidan – As Quatro Faces do Medo (Masaki Kobayashi, 1964)O filme reúne uma série de adaptações de histórias clássicas de terror da cultura japonesa separada em vários contos, trabalhando com temáticas diferentes e sempre irresistíveis. ‘Kwaidan’ possui mais de três horas de duração, trazendo uma coletânea de contos que assustam pela criatividade das histórias. Um filme que merece ser assistido não só pelos fãs do gênero, mas, também, pelo o cinéfilo em geral.

 

5º – A Tortura do Medo (Michael Powell, 1960)Seguiremos os passos de um serial killer, entendendo mais sobre seu modelo irracional de agir sobre o mundo, suas formas instáveis de intercâmbio social e sua jornada destrutiva atrás de vítimas. ‘A Tortura do Medo’ se destaca pela direção de Michael Powell que tenta sempre nos trazer planos distintos, procurando apresentar com construções de cenas impecáveis o estado psicológico de nosso protagonista. Um filme ousado para a época e que se aloca entre os grandes do subgênero serial killers.

 

4º – Os Pássaros (Alfred Hitchcock, 1963)Uma mulher vai até um cidade pequena para encontrar um homem por quem se interessara. No lugar, ela passará a presenciar estranhos acontecimentos com alguns pássaros, culminando, pouco a pouco, em um evento destrutivo na cidade. ‘Os Pássaros’ é impecável em sua construção de história e ambientes, contando com o tradicional brilho do cinema de Alfred Hitchcock para dar ainda mais peso ao compêndio memorável de cenas.

Continua na Próxima Página