3º – O Sétimo Continente (Michael Haneke, 1989)Acompanharemos o dia a dia normal de uma família europeia composta por um casal e sua filha pequena. O filme ganha a sua substância ao trazer o compêndio vazio ao qual a família está inserida, com rotinas cada vez mais insossas e maçantes, levando-os a planejar um ato extremo. Um dos filmes mais inteligentes e contundentes ao falar do arco destrutivo de uma sociedade tradicional contemporânea, ‘O Sétimo Continente’ é uma viagem sem volta ao âmago humano no mundo. O mais assustador que é explicitado em cada cena é que o filme jamais pondera sobre possíveis soluções para o que estamos vendo, muito pelo contrário, somente postulando perspectivas assustadoras. Assista preparado a esta obra-prima do austríaco Michael Haneke, pois você jamais encarará a vida da mesma forma após a sua exibição.
2º – Amargo Pesadelo (John Boorman, 1972)Um grupo de amigos de meia-idade decide praticar canoagem em um lago de uma pequena cidade. No entanto, os residentes do lugar se apresentam como menos aprazíveis do que os homens pensavam, deixando-os em situações rústicas e extremas. ‘Amargo Pesadelo’ inicialmente parece ser um simples suspense com um elenco produtivo, ambientações magníficas e uma direção dinâmica. Porém, com o desenrolar da trama, vamos percebendo eventos cada vez mais perturbadores sendo expostos em cada cena, resultando em um acontecimento exacerbado que deixa qualquer um impactado.
1º – Christine (Antonio Campos, 2016)Baseado em uma história real, o filme, que ganha forma em meio à década de 1970, traz a vida da jornalista americana Christine Chubbuck, mostrando o ímpeto da mulher pelo sucesso em sua carreira, assim como o seu modelo exacerbado de lidar com suas formas de intercâmbio social. ‘Christine’ certamente não é indicado para ser assistido em momentos de instabilidade emocional. Seu conteúdo conceitual pontual e honesto comove na mesma medida que assusta o seu espectador, trabalhando sobre o transtorno de personalidade borderline e sobre o transtorno depressivo maior em sua personagem central.
Qual Filme Você Incluiria Nesta Lista? Comente Abaixo!