3º – A Vida dos Outros (Florian Henckel von Donnersmarck, 2006)Concentrando sua trama na Alemanha Oriental da década de 1980, o filme traz a história de um espião do governo que é incumbido da missão de investigar um casal de artista suspeito de não seguir as vertentes básicas da nação. Ganharemos toda a substância da história quando o espião começa a ficar obcecado pelas vidas daquelas pessoas, vindo a questionar todo o sentido de sua vida. Potente, ‘A Vida dos Outros’ utiliza a figura exacerbada da Alemanha à época para debater sobre algumas vertentes sociais destrutivas as quais estamos expostos, tendo como resultado uma obra que emociona.
2º – Barton Fink (Joel e Ethan Coen, 1991)Alocado na década de 1940, o filme conta a história de um roteirista que tem a chance de ir a Hollywood para escrever um obra cinematográfica. No entanto, em meio ao processo de produção do roteiro, o homem começa a vivenciar momentos de instabilidade psicológica, se vendo em uma luta entre realidade e alucinações. Pérola da filmografia dos irmãos Coen, ‘Barton Fink’ é um filme inteligente, contando com um trama que se altera a cada cena superada, se valendo muito, também, do talento de John Turturro comandando o personagem central.
1º – O Substituto (Tony Kaye, 2011)Um professor substituto enfrenta momentos difíceis em sua solitária vida privada, lidando com um mundo a sua volta em um silencioso estado de degeneração que o afeta gradativamente. Triste e perturbador, ‘O Substituto’ não é um filme indicado para ser assistido em momentos de instabilidade emocional, tendo em vista seu conteúdo conceitual pesado, trazendo um história que jamais oferece pontos positivos sobre o mundo e a humanidade.
Qual Filme Você Incluiria Nesta Lista? Comente Abaixo!