Top10: Dez Filmes Que Exploram o Mundo das Psicopatologias

 

3º – A Professora de Piano (Michael Haneke, 2001)Haneke entrega ao espectador as nuances do conceito de perversão inserido na personagem de Erika, uma professora de piano de sucesso e de uma vida social aparentemente impecável. Bom, isso é o que Erika mantém na superfície. O filme, de mais de 2 horas de duração, explorará cada minuto para mostrar o processo degenerativo ao qual Erika é submetida.

 

2º – As Vozes (Marjane Satrapi, 2014)Após vários eventos trágicos em sua vida, um homem luta para reaprender a viver em sociedade após uma internação, adquirindo um novo trabalho e se envolvendo afetivamente com uma mulher. O filme ganha a sua substância quando o homem para de tomar suas medicações e passa a confundir realidade com alucinações. Mesclando comédia e drama, ‘As Vozes’ consegue ser perturbador em sua proposta. Aqui, teremos um vislumbre sobre o caráter destrutivo da esquizofrenia, com um personagem condenado pela mera figura do acaso. Também teremos uma boa exposição sobre a importância de um tratamento psiquiátrico nas vidas de indivíduos acometidos por essa psicopatologia.

 

1º – Cisne Negro (Darren Aronofsky, 2010)Uma bailarina recebe a oportunidade de protagonizar um grande espetáculo de dança. No entanto, o processo de preparação para o evento acaba tirando, pouco a pouco, a sanidade da jovem, deixando-a em um briga entre realidade e alucinações. ‘Cisne Negro’ trabalha com uma trama que se altera a cada cena ultrapassada, permeado de reviravoltas e estudando de forma assertiva a figura de sua personagem central.