Top10: Dez Filmes Para Quem Ama Literatura

 

3º – Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir, 1989)Um novo professor acaba alterando completamente a rotina dos alunos de uma escola conservadora, ensinando um novo modo de ver a vida a eles. ‘Sociedade dos Poetas Mortos’ mescla momentos alegres e tristes em seus 128 minutos de duração, norteando-se como um ótimo filme. Aqui, Robin Williams tem uma atuação magistral, acrescentando muito ao filme.

 

2º – Anti-Herói Americano (Shari Springer Berman, 2003)Baseado na vida do escritor de histórias em quadrinhos Harvey Pekar, a história passeará por toda sua vida, mostrando os eventuais percalços de sua jornada, assim como seu comportamento estranho e desajustado. Atuação impecável de Paul Giamatti à frente do protagonista, um roteiro conciso e uma direção criativa tornam este filme imperdível.

 

1º – Barton Fink (Joel e Ethan Coen, 1991)Alocado na década de 1940, a trama mostra as nuances destrutivas sobre as consequências de um bloqueio criativo na vida de um escritor em ascensão em sua carreira. ‘Barton Fink’ é irretocável, possuindo um roteiro inteligente e ágil, atuações consistentes e uma direção de qualidade. Um filme que consegue ser dinâmico e convidativo ao espectador mesmo tratando de um tema conceitualmente pesado.