Top10: Dez Filmes Que Vão Fazer Você Questionar a Sociedade e Seus Costumes

 

7º – Felicidade (Todd Solondz, 1998)O filme traz as vidas de vários personagens distintos em suas buscas incessantes pela figura da felicidade. Polêmico, ‘Felicidade’ explicita em seu arco de personagens exatamente o oposto de seu título, com situações extremas que desafiam os valores sociais tidos como regras. Uma verdadeira obra-prima da década de 1990, que, certamente, provocará em você um certo desconforto com o que acontece em tela.

 

6º – O Lagosta (Yorgos Lanthimos, 2015)Na trama, alocada em um futuro distópico, pessoas solteiras são obrigadas a ir para um retiro isolado, a fim de encontrar, em um prazo máximo de 45 dias, um par romântico, caso contrário eles são transformados em animais. Tão estranho quanto a sua premissa, ‘O Lagosta’ é um filme único, transpondo ao espectador uma visão pessimista sobre a natureza dos relacionamentos sociais humanos. Uma pérola do ótimo diretor grego Yorgos Lanthimos.

 

5º – Rede de Intrigas (Sidney Lumet, 1976)Um apresentador veterano de um canal de televisão americano sofre uma quebra exacerbada com os padrões regidos em sua vida, decidindo usar seu espaço na mídia para destilar pontuações extremas sobre seu cerco social, logo virando uma grande celebridade por isso. Obra-prima da década de 1970, ‘Rede de Intrigas’ é impecável da primeira à última cena, trazendo ao espectador uma trama inteligente e que “martela” vários dos conceitos intocáveis de uma sociedade tradicional.

 

4º – Beleza Americana (Sam Mendes, 1999)Envolto em uma realidade pouco aprazível em sua vida profissional e pessoal, um homem de meia-idade decide romper com os padrões comuns de regras e valores, iniciando uma jornada exacerbada em seu cotidiano. Obra-prima em todas as suas instâncias, ‘Beleza Americana’ traz o âmago podre que algumas famílias apresentam, explorando vários personagens desajustados.

Continua na Próxima Página