10 Filmes Sobre Saúde Mental Que Todos Deveriam Assistir

 

3º – Cisne Negro (Darren Aronofsky, 2010)Uma bailarina recebe a oportunidade de protagonizar um grande espetáculo de dança. No entanto, o processo de preparação para o evento acaba tirando, pouco a pouco, a sanidade da jovem, deixando-a em um briga entre realidade e alucinações. ‘Cisne Negro’ trabalha com uma trama que se altera a cada cena ultrapassada, permeado de reviravoltas e estudando de forma assertiva a figura de sua personagem central.

 

2º – Garota, Interrompida (James Mangold, 1999)O filme explora a passagem de uma jovem por uma instituição psiquiátrica após ser diagnosticada com um transtorno de personalidade. ‘Garota, Interrompida’ é um bom filme, trazendo vários fragmentos de uma realidade psiquiátrica pouco aprazível. Aqui, Winona Ryder tem a atuação de sua vida como protagonista, se destacando em meio ao resto do elenco.

 

1º – Um Estranho no Ninho (Milos Forman, 1975)Tentando fugir da prisão, um homem alega insanidade e vai parar em uma instituição psiquiátrica. Lá, ele aprenderá mais sobre si mesmo, perceberá que sua estadia no local seria mais difícil do que pensava e alterará o cotidiano dos outros pacientes. Apesar do bom elenco, é Jack Nicholson que se destaca, tendo a atuação de sua vida, bem como uma das melhores já vistas na sétima arte.